Caio Blat critica merchandising da Globo


Um dos principais atores do cinema nacional, Caio Blat(Xingu), participou de um bate-papo com o público durante um evento promovido pela prefeitura de Suzano e acabou fazendo críticas à Globo. O encontro ocorreu em maio, mas só agora o vídeo foi publicado. Blat falou que o cinema é a prioridade de sua carreira, mas criticou a forma como é feita a divulgação dos filmes nacionais. “Ia ao Vídeo Show, ao programa do Serginho Groisman para falar do filme. Achava que era um trabalho natural de divulgação, foi quando descobri que essas coisas são pagas. Quando vou ao Programa do Jô fazer uma entrevista, isso é considerado uma ação de merchandising, não é jornalismo”, afirma. Blat ainda criticou o monopólio na indústria cinematográfica nacional. “Se você não fechar com a Globo Filmes, seu filme morreu. Não vai aparecer na TV Globo, não vai aparecer nas revistas, seu filme vai ficar alienado”, criticou. O ator foi além e disse que ficou “enojado, horrorizado”, ao descobrir, ao trabalhar como produtor, como funciona o processo de distribuição. Ele explica que a Globo Filmes injeta dinheiro, mas a primeira parte da arrecadação sempre vai para a produtora. “É um adiantamento que estamos fazendo. Olha o que eles dizem! Adiantamento fez quem realizou o filme, investiu muito antes”, afirmou ele, antes de questionar: “O que a Globo faz? Quanto ela gastou para fazer esse ‘investimento’? Nada. O programa deles tem que acontecer todos os dias, eles precisam de gente para ser entrevistada. (A Globo) Não gastou nenhum centavo. Aí ela vai à bilheteria do filme, seu filme conseguiu fazer R$ 1 milhão, você está devendo R$ 4 (milhões). O produtor nunca vê um centavo”. O ator explicou ainda que a Televisão, para ele, é apenas um meio para o artista se sustentar, pois só o cinema não é suficiente. Ele citou exemplos de atores como Bruno Gagliasso e Cauâ Raymond que pedem dicas a ele sobre como ter uma boa carreira nas telonas. "Eu falo pra eles: 'Claro (que você não consegue fazer filmes), você faz uma novela por ano, aceita tudo que eles pedem, não dá tempo do público esquecer'. Só que é difícil deixar isso de lado quando você está ganhando dinheiro e recebendo atenção", explica. Ele cita o exemplo de Selton Melo. "Ele só conseguiu a independência financeira por causa da publicidade. Faz um comercial por ano e é o suficiente para ele ter liberdade artística", disse.
Fonte: CineClick

Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

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