Governo lança projeto de prevenção ao uso de drogas nas escolas


Para o enfrentamento das questões relativas ao consumo de substâncias psicoativas em ambientes escolares no estado da Bahia, as secretarias da Educação (Sec) e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) lançaram o Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (19) no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O projeto faz parte do Plano Viver sem Drogas. Em parceria com o Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/Ufba), o projeto vai ser implementado, inicialmente, em 22 municípios, principalmente cidades incluídas no Programa Pacto pela Vida. A previsão é que todas as escolas da rede estadual sejam atendidas pela ação em um prazo de quatro anos. De acordo com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, um dos objetivos do projeto é capacitar educadores por meio do curso de Formação em Educação & Álcool e outras Drogas, com 40 horas de duração. No total, serão capacitados 914 diretores escolares e 128 técnicos da Sec, na modalidade Educação a Distância, alcançando 13 Diretorias Regionais de Educação (Dires). “O objetivo é fornecer os subsídios necessários à construção de uma política pública de enfrentamento das questões relativas ao consumo de substâncias psicoativas em ambientes escolares no estado”, afirmou Barreto. Também será implantada uma Central de Orientação e Referência em Álcool e outras Drogas para oferecer atendimento e suporte aos profissionais da Rede Estadual de Educação na condução de situações relacionadas ao consumo de drogas.
Acolhimento
O secretário da SJCDH, Almiro Sena, explica que os jovens e adolescentes que necessitarem, poderão ser encaminhados a uma rede de acolhimento, visando o tratamento e reinserção social. De acordo com o secretário, o curso privilegiará a condução de situações práticas vivenciadas no dia a dia das escolas. Um dos objetivos da formação é qualificar grupos de trabalho nas escolas estaduais para atuar na prevenção ao uso de drogas, resolução de conflitos e mediação de dificuldades relativas ao consumo de crack e outras drogas. 
Fonte: Aratu
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense