Sandy: Obama decreta estado de emergência em Nova York


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou nesta terça-feira estado de emergência no Estado de Nova York devido aos grandes danos provocados pela passagem do fenômeno Sandy pela costa leste do país, o que permite liberar recursos federais para ajudar as vítimas. A decisão disponibiliza recursos federais para as pessoas afetadas nos condados de Bronx, Kings, Nassau, Nova York, Richmond, Suffolk e Queens, segundo um comunicado da Casa Branca. O estado de catástrofe também foi decretado em Nova Jersey. O status pode representar particularmente ajudas para alojamento temporário e obras emergenciais.
Sandy foi rebaixado para ciclone pós-tropical após tocar o solo americano como furacão. Segundo a rede de notícias CNN, ao menos 15 mortes nos Estados Unidos e uma no Canadá já foram confirmadas pela passagem do fenômeno, que deixou cerca de 7,5 milhões de pessoas sem luz e paralisou os transportes na costa leste. No Estado de Nova York, 1,5 milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica. Somente na cidade de Nova York, 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. Pelo menos cinco morreram na passagem de Sandy, incluindo um homem de 30 anos na queda de uma árvore no Queens. Sete túneis do metrô de Nova York ficaram inundados com o aumento do nível das águas. A metade sul de Manhattan estava no escuro. O Centro Nacional de Furacões americano afirmou que, às 5h (7h no horário de Brasília), a tempestade estava se movendo no sentido oeste no Estado da Pensilvânia com ventos de 105 km/h e rajadas ainda mais fortes. O centro do fenômeno estava localizado 145 km a oeste da cidade de Filadélfia.
Incêndios
Um incêndio destruiu 50 casas no bairro de Queens de Nova York, também afetado pela tempestade Sandy, anunciou o corpo de bombeiros. As residências ficaram totalmente destruídas, informou o departamento de bombeiros de Nova York, sem revelar se a tragédia estava vinculada ao fenômeno natural que provocou o caos na costa leste americana.
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense