Incêndio se espalha na Chapada Diamantina e ameaça Morro do Pai Inácio


O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, visita hoje a região da Chapada Diamantina, onde focos de incêndios florestais, que surgiram há 15 dias, ameaçam municípios da divisa do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) —como Andaraí, Mucugê, Macaúbas, Ibicoara e Itaetê — e o próprio parque. O secretário deve sair de Lençóis e acompanhar uma vistoria sobrevoando a Área de Proteção Ambiental (APA) de Marimbus/Iraquara. Dois aviões e um helicóptero foram contratos para reforçar o esquema de combate ao incêndio, que já contava com outras seis aeronaves. 
Na região do rio Piaba, entre Mucugê e Andaraí, o fogo já atingiu 6.500 hectares. Já há foco também no Morro do Pai Inácio, um dos mais famosos atrativos da Chapada. Segundo dados do PNCD, a situação mais grave está na região de Piatã, onde o fogo se aproxima de áreas residenciais. A baixa umidade do ar, o clima seco e as queimadas ilegais são apontados como principais causas para o fenômeno. O trabalho de combate ao fogo na Bahia envolve 550 brigadistas voluntários, 58 homens do Corpo de Bombeiros, 10 técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de policiais militares. 
Fonte: Ibahia
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense