Passagem de Sandy por costa leste deixa ao menos 29 mortos


O número de mortos pela passagem da chamada supertempestade Sandy aumentou nos Estados Unidos, segundo a imprensa local. A CNN afirma que 29 pessoas morreram no país, inclusive 15 em Nova York. Já a agência APinforma que o número de mortos chega a 38. Os incidentes fatais ocorreram nos Estados de Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia, Connecticut, Maryland, Carolina do Norte e Virgínia, e muitos foram causados por queda de árvores. O furacão Sandy já havia provocado 69 mortes em países do Caribe - Haiti e Cuba, principalmente - e deixado uma vítima fatal no Canadá. Mais de 8 milhões de clientes estão sem energia elétrica em 18 Estados. Meios de transporte foram fechados e as autoridades aconselharam que os moradores ficassem em casa nesta terça-feira. Até a campanha presidencial - a exatos sete dias da eleição - foi colocada em modo de espera.

Pior tempestade de Nova York
Nova York foi uma das cidades mais atingidas pela passagem da supertempestade Sandy - "talvez a pior que já enfrentamos", disse o prefeito Michael Bloomberg. O coração financeiro da cidade, localizado no sul da ilha de Manhattan, foi tomado pela água. Em construção, a área do novo World Trade Center foi inundada. De acordo com o presidente da Autoridade de Transportes Metropolitanos (MTA, na sigla em inglês), Joseph Lhota, a tempestade provocou os piores danos ao sistema de metrô da cidade desde a sua inauguração, há 108 anos. 
Um incêndio no bairro do Queens destruiu mais de 80 casas, mas não há informações sobre vítimas das chamas. Uma sem precedentes maré de 3,9 m de água do mar - 90 cm acima do recorde anterior - avançou sobre o sul de Manhattan, inundando túneis, estações de metrô e o sistema de energia que abastece Wall Street. Um hospital universitário com 200 pacientes foi evacuado por falta de energia. Arranha-céus balançaram com os fortes ventos, que causaram alarme ao destruírem parcialmente um guindaste que trabalhava na altura do 74º andar de um prédio. Segundo o prefeito Bloomberg, os serviços de transportes públicos da cidade permanecerão fechados até que um novo anúncio seja feito. Ele afirmou que os 76 abrigos abertos para atender as vítimas da tempestade permanecerão disponíveis nesta terça-feira. De acordo com o prefeito, as escolas, fechadas desde segunda-feira, permanecerão assim até a quarta-feira.


Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense