Salvador sediará encontro nacional de prefeitos


Pela primeira vez em sua história, a ABM (Associação Brasileira de Municípios) vai realizar o seu congresso fora de Brasília. Entre os dias 25 e 27 deste mês, cerca de 800 administradores de todo o país estarão reunidos no Centro de Convenções de Salvador para debater as práticas e estratégias mais adequadas para uma gestão municipal eficiente. Ex-prefeito de Utinga (BA) e presidente da ABM, Alberto Muniz confirmou que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o ministro Márcio Fortes (Cidades) vão participar do congresso, o 11º a ser organizado pela entidade.
Segundo Alberto Muniz, a escolha de Salvador para sediar este que é um dos mais importantes encontros municipalistas do Brasil faz parte de uma mudança estratégica da ABM. "Queremos promover uma assistência itinerante, levar os prefeitos e prefeitas para conhecer a realidade brasileira. Até o ano passado, o congresso era realizado somente em Brasília, e precisamos mudar este perfil."
Alberto Muniz disse, ainda, que gestores públicos de todo o Brasil também foram convidados a participar do evento. As propostas e soluções da ABM para as cidades serão divulgadas no último dia do evento. No entanto, a entidade adiantou que entre as reivindicações estão a alteração do artigo 62 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga os municípios a cumprirem obrigações que não são de sua competência e a flexibilização da Lei 8666/93, de modo a estimular as compras públicas e a reforma tributária.
FILIADOS "Também queremos aproveitar o congresso na Bahia para aumentar em pelo menos 50% o nosso número de filiados", disse Alberto Muniz, que foi presidente da UPB (Associação dos Municípios da Bahia) e da Associação de Municípios do Nordeste, antes de chegar ao comando da ABM. A organização do 11º Congresso Brasileiro de Municípios prevê a realização de blocos temáticos para facilitar a orientação dos gestores. O primeiro bloco vai tratar das ferramentas de modernização, fiscalização e controle da gestão pública, onde serão apresentadas regras para implantação de consórcios, softwares de controle e transparência e gestão de contas públicas.
Os outros blocos irão falar sobre as políticas para o desenvolvimento local e regional e os projetos federais de estímulo ao crescimento das cidades. Todas as atividades do congresso serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas no site oficial do evento:
http://www.congressoemunicipios.com.br/
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense