Como descobrir o que deixa seu blog lento

Ampulheta130
Ainda são muitos os blogueiros que não dão a devida atenção à velocidade de carregamento do seu blog. Como consequência, há blogs com conteúdo interessante que demoram muito a carregar. O resultado é a perda de visitantes. Afinal, ninguém gosta de esperar uma página carregar - especialmente quando descobre outro site similar que carrega muito mais rápido. Neste artigo, conheça uma ferramenta muito útil do Pingdom para descobrir o que está deixando seu blog lento para carregar.

Introdução

Já há algum tempo, venho insistindo aqui no Gerenciando Blog sobre a importância de que seu blog carregue o mais rápido possível. Já escrevi dois artigos sobre o tema:
Nesses artigos, mostro uma série de dicas para deixar seu blog mais leve e carregando mais rápido. Mostro também algumas ferramentas para medir o tempo de carregamento e analisar seu blog, sugerindo algumas dicas para otimizá-lo.
Neste artigo, mostro mais uma ferramenta de análise, com um foco bastante simples e resultados eficientes. Trata-se de uma ferramenta grátis do Full Page Test, do Pingdom.

O que o Full Page Test mostra em seu blog

Com esta ferramenta, você verá algumas informações importantes sobre o seu blog:
  • Tempo total de carregamento
  • Tempo que cada objeto leva para carregar
  • Tamanho total dos objetos (em kb) em seu blog
  • Tamanho de cada objeto, também separado por tipo
Com essas informações, você poderá fazer algumas análises importantes:
  • Verificar se seu blog demora a carregar
  • Descobrir quais são os elementos mais pesados dele
  • Identificar quais são os elementos lentos para carregar
Após essa análise, você poderá atuar em cada elemento pesado, otimizando-o, substituindo-o ou mesmo eliminando-o do seu blog. Também será capaz de avaliar se é necessário hospedar os arquivos em algum serviço mais eficiente.

Como utilizar o Full Page Test

A utilização do Full Page Test é muito simples:
2. Digite o endereço do seu blog na caixa e clique em “Test Now”. Se você marcar a opção “Save Test”, poderá comparar seus resultados com as próximas execuções.
FullPageTest01
3. Você verá um resultado parecido com o abaixo:
FullPageTest02

Como analisar os resultados

O teste é bem simples de executar. Abaixo está a explicação para cada item mostrado.
  • Cada linha da tabela representa um item do seu blog. O primeiro item é, normalmente, o código HTML de seu blog. Por padrão, os elementos são mostrados na ordem em são carregados.
  • Na coluna Load time in seconds (Tempo de carregamento em segundos) é mostrada uma barra colorida. Quanto maior essa barra, maior é o tempo que esse item leva para ser carregado. Se você parar o mouse em cima da barra, verá o tempo do item.
  • Na coluna URL, é mostrado o endereço de cada item que está sendo carregado. Também é mostrado um ícone, antes de cada um, indicando seu tipo (HTML, CSS, imagem, script ou outros).
  • Em Size(KB), você verá o tamanho de cada elemento em kbytes.
  • No cabeçalho da tabela, há alguns controles que você pode utilizar para alterar a forma como os resultados são mostrados. Para mim, o mais importante é o “Sort by”, em que você pode alterar a ordem de exibição, classificando-os pelo tempo de carregamento (“Load time”) ou tamanho do arquivo (“File size). Veja que você pode também utilizar as setas azuis para determinar se eles serão mostrados em ordem crescente ou decrescente.
    FullPageTest025
  • No final da tabela, à esquerda, você verá um resumo, mostrando o tempo e tamanho totais e por tipo de elemento:
    FullPageTest03
  • Também no final, mas à direita, você verá o resultado de todos os testes que você executou com a opção “Save test” marcada.
    FullPageTest06

Dicas para otimização

Agora que você já entendeu como funciona o Full Page Test, pode realizar algumas análises interessantes.

1. Tamanho total de sua página
Veja no quadro “Website information” o tamanho total de sua página inicial (“Total objects”). O ideal é que sua página não ultrapasse muito os 1.000 kb (ou 1 Mb). Tamanhos maiores que esse causarão demora para ela ser carregada, especialmente em conexões lentas.
FullPageTest07

2. Objetos mais pesados
Na tabela principal do teste, faça a ordenação pelo “File size” (Tamanho do arquivo) e marque a seta para baixo, para que eles sejam mostrados em ordem decrescente. Desta forma, serão mostrados nas primeiras linhas os maiores arquivos que seu blog utiliza.
FullPageTest04
Algumas ações que você pode realizar a partir dessa análise:
  • Se houver figuras nas primeiras colocações, avalie se você pode otimizá-las. Para diminuir o tamanho de figuras, você pode diminuir as suas dimensões ou salvá-las em um formato diferentes (como JPG ou PNG). Caso precise de ajuda, o artigo Como Editar Imagens para seu Blog pode ser útil.
  • Se houver scripts nessas posições, é bastante provável que ele tenha sido colocado em algum gadget ou diretamente no HTML do seu template. Avalie se esse gadget é realmente importante para o seu blog. Se não for, vale a pena removê-lo para tornar seu blog mais leve.

3. Objetos mais lentos para carregar
No cabeçalho da tabela principal, mude agora a ordenação para “Load time” (Tempo de carregamento). Você verá agora os objetos ordenados pelo tempo que levam para carregar. Novamente, nas primeiras linhas estarão os objetos que demoram mais.
FullPageTest05
Tempos lentos de carregamento podem indicar que o serviço onde esses itens estão hospedados não é eficiente. Você pode fazer testes alterando o local onde estão os arquivos e executando novos testes para comparar. No artigo Onde hospedar arquivos para seu blogmostro algumas opções de serviços grátis para isso.

Conclusão

Espero ter conseguido mostrar como o Full Page Test pode ser útil para você otimizar a velocidade de carregamento do seu blog. Em conjunto com as dicas que mostrei nos outros artigos citados na Introdução, essas ações ajudarão a tornar seu blog mais leve e rápido para carregar. Como consequência, ele será mais agradável aos seus visitantes - o que é muito importante para que eles retornem ao seu blog.

E você, já conhecia o Full Page Test do Pingdom? A ferramenta lhe trouxe resultados positivos? Deixe um comentário com sua opinião!
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense