Médicos são presos por retirar órgãos de menino ainda vivo


Paulo Veronesi Pavesi foi morto aos 10 anos em Poços de Caldas (Foto: Reprodução/EPTV)
Paulo Veronesi Pavesi foi morto aos 10 anos em
Poços de Caldas (Foto: Reprodução/EPTV)

Dois médicos urologistas foram presos no início da noite desta quinta-feira (6) em Poços de Caldas (MG) acusados de pertencerem à chamada “Máfia dos Órgãos”, suspeita de remover irregularmente e traficar órgãos e tecidos de pacientes no município. Um outro suspeito, o anestesista Sérgio Poli Gaspar, foi procurado pela Polícia Militar, mas ainda não foi encontrado. Ele tem 24 horas para se apresentar à polícia, caso isso não aconteça, pode ser considerado foragido.

Segundo a Polícia Militar, os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, que proferiu a sentença condenatória nesta quinta-feira. Os médicos Celso Roberto Scafi e Cláudio Rogério Carneiro Fernandes foram detidos em casa, levados para a Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas e de lá, encaminhados ao presídio da cidade, onde estão detidos em celas especiais.
Celso Roberto Scafi foi condenado a 18 anos de prisão em regime fechado e Cláudio Rogério Carneiro Fernandes a 17 anos, também em regime fechado. Eles responderam pelo crime de remoção de tecidos, órgãos ou partes do corpo de pessoa viva, cuja pena máxima seria de 20 anos. Eles perdem também o direito de trabalhar no SUS ou de assumir cargos públicos.


O urologista Celso Scafi foi preso nesta quinta-feira (6).  (Foto: Marcelo Rodrigues/ EPTV)
O urologista Celso Scafi foi preso nesta quinta-feira
(Foto: Marcelo Rodrigues/ EPTV)
Os três médicos foram julgados no ano passado no chamado "Caso Pavesi", em que são acusados da remoção e tráfico de órgãos do menino Paulo Veronesi Pavesi, de 10 anos, mas na época não tiveram as sentenças anunciadas.
Por telefone, o advogado dos médicos, José Arthur Di Spirito Kalil, disse que não teve acesso a nenhum documento referente às prisões e não soube dizer o motivo dos mandados. Ele informou também que vai recorrer da decisão e fazer os pedidos de habeas corpus ainda nesta sexta-feira (7).

O juiz do caso foi procurado e informou que vai se pronunciar em uma coletiva de imprensa às 17h desta sexta-feira.

Médico Cláudio Rogério Carneiro Fernandes foi detido pela PM (Foto: Marcelo Rodrigues/ EPTV)
Médico Cláudio Rogério Carneiro Fernandes foi
detido pela PM (Foto: Marcelo Rodrigues/ EPTV)

Caso Pavesi
Em agosto de 2013 os três médicos foram ouvidos durante audiências no Fórum de Poços de Caldas. Os dois urologistas, além do anestesista Sérgio Poli Gaspar, são acusados de irregularidades no diagnóstico de morte encefálica e remoção de órgãos do menino Paulo Veronesi Pavesi, o Paulinho, que caiu do prédio onde morava no ano 2000.

Há 21 dias, em 17 de janeiro de 2014, os autos sobre a retirada de órgãos do menino Paulinho foram declarados conclusos para julgamento, apesar do pai do garoto não ter sido ouvido na Europa, onde está asilado. Os médicos envolvidos podem responder também por homicídio, já que nova denúncia  foi oferecida pelo Ministério Público. (G1)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense