Incêndio já consumiu mais de 3 mil hectares da Chapada, diz Brigada

Foto: Jornal da Chapada
Os incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina já queimaram uma área de mais de três mil hectares. O levantamento foi feito pela Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral), a partir de imagens de satélite. Os incêndios tiveram início há 15 dias.

De acordo com informações do jornal da Chapada, a situação continua se agravando. Diante da situação definida como dramática, o órgão cobrou dos poderes públicos medidas preventivas para evitar os incêndios, que nos últimos anos tornam-se cada vez mais frequentes na região. “Atualmente, observamos incêndios anuais, bienais ou trienais em áreas onde ocorria a queimada natural a cada 30, 40 ou 100 anos”, afirmou o representante da Bral, o engenheiro florestal Diego Serrano.

Para o especialista, o fogo natural, que ocorre no período das chuvas decorrente dos raios, é um fator, no entanto, o que vem ocorrendo na região é um aumento na frequência e na recorrência desses eventos, devido a causas não naturais ou ao fogo causado por pessoas. “E esse aumento tem se mostrado muito superior à capacidade de recuperação dos ecossistemas afetados”, alertou.

A Brigada defende três pontos fundamentais que precisam ser discutidos para evitar novos danos ao meio ambiente: “investigar e reprimir as causas; investir em monitoramento e dar apoio efetivo para as brigadas. É necessário chamar a atenção para os problemas estruturais que envolvem a questão”, defende.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense