Morte relacionada à gripe H1N1 é registrada em Ibipeba


O número de mortes relacionadas à gripe H1N1 subiu de três para seis na Bahia, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Além disso, a quantidade de casos confirmados da doença subiu de 11 para 27. Conforme a Sesab, os novos óbitos foram registrados nos munícipios de Ibipeba (1), região de Irecê, Boquira (1), e Vitória da Conquista (1). Antes, só tinham sido registradas mortes em Salvador (3).O último caso suspeito da doença na Bahia, tinha sido registrado na cidade de Bom jesus da Lapa, região Oeste, onde a médica cubana Clara Eliza, que trabalhava no Programa Mais Médicos, do governo federal, foi internada com sintomas da doença e morreu cerca de 48 horas depois em um hospital de Barreiras, onde estava internada.

Ao todo, foram confirmados casos da doença em Salvador (17), Boa Nova (1), Boquira (1), Feira de Santana (1), Guanambi (1), Ibipeba (1), Lauro de Freitas (1), Bom Jesus da Lapa (1) e Vitória da Conquista (2). Salvador lidera as ocorrências com 68% dos casos. Os dados divulgados são referentes aos períodos entre 1º de janeiro a 13 de abril deste ano.

Mais dois casos suspeitos de gripe H1N1 estão sendo tratados em Juazeiro, Norte do estado, a 510 km de Salvador. Um homem que chegou de Petrolina, estado de Pernambuco é um dos suspeitos e a outra pessoa é uma mulher da cidade de Sento Sé, que também tem sintomas da H1N1. Não há informação, ainda, de como eles teriam contraído a gripe.

Conforme a Sesab, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) recomenda que a população adote as medidas de prevenção da gripe.

As medidas são: lavar as mãos várias vezes ao dia, proteger tosse e espirro com lenços descartáveis, não compartilhar objetos de uso pessoa, manter os ambientes ventilados, evitar contato próximo com pessoas com sintomas de gripe, evitar aglomerações em ambientes fechados.

Marcada inicialmente para o dia 30 de abril, a 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi antecipada na Bahia, onde uma intensa campanha de vacinação da população está em andamento em todo o estado, desde o último dia 18. A imunização protege contra o vírus H1N1. Segundo o órgão, a antecipação ocorre porque os lotes de imunização contra doença chegaram mais cedo. No dia 30, será realizado o ‘Dia D’ de mobilização nacional.

A vacina está disponível em postos e centros de saúde de Central e todos os municípios do estado, para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos e trabalhadores da saúde (público e privada). A imunização também atende mulheres grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas sócioeducativas.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense