Chapada: Autoridades montam estratégias para segurança na região durante audiência em Wagner

Preocupado com a segurança de seus munícipes, o prefeito Natã Garcia promoveu o debate entre a sociedade e as polícias Civil e Militar | FOTO: Jornal da Chapada |
A segurança pública passou a ser uma das principais preocupações, dos gestores públicos da Chapada Diamantina. Apesar do assunto não competir diretamente às prefeituras, o prefeito do município de Wagner, Natã Garcia Hora (PSD), tomou a iniciativa de promover, nesta sexta-feira (6), uma audiência pública para discutir a segurança da região. A onda de violência na cidade já está afetando a economia com os crescentes números de arrombamentos, roubos de carros, assaltos, e outros crimes que vem tirando o sossego da população.

O encontro foi marcado após o gestor se reunir, no dia 2 de maio, com o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é natural da Chapada Diamantina. “Surgiu a ideia de convocar a população para realizar esse debate, pautando os problemas que temos na área de segurança pública. Convocamos esta audiência com acesso da sociedade às informações básicas sobre a temática. Wagner é ainda uma cidade muito jovem e relativamente pequena em número de habitantes se compararmos com outros municípios e esta é a hora de buscarmos medidas efetivas para coibir a criminalidade. A partir do diagnóstico que faremos, vamos buscar soluções para restaurar a tranquilidade no município”, pontua Natã Garcia.

A audiência aconteceu na Casa Paroquial, localizada na Av. Doutor Udi, no centro do município, e, além do prefeito e de seus assessores, contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, acompanhado de todos os edis que compõem a Casa Legislativa. O debate foi mediado pela secretária municipal de Educação, Naiara Nize Alexandre Alves Silva Passos, e teve como palestrante o comandante do 11ª Batalhão de Policia Militar (BPM) com sede em Itaberaba, o tenente coronel PM Manoel Xavier de Souza Filho.
O comandante do 11º BPM Manoel Xavier deu uma aula sobre segurança, afirmando que Wagner, estatisticamente, tem o menor índice de violência da região | FOTO: Jornal da Chapada |

Nós trabalhamos com estatística e posso garantir que Wagner é o de menor índice de violência da nossa regional. O problema é que quando o município é pacato, ordeiro, qualquer ocorrência promove o levante de seu povo. Mas o prefeito e a população podem ficar tranquilos que já estamos implementando ações para restaurar a tranquilidade do município”, declara o tenente coronel.

De acordo com Manoel Xavier, para restabelecer a ordem já foi feito um diagnóstico das bocas de fumo com ações para implementar a repressão ao tráfico e consumo de drogas. “Estamos trabalhando em parceria com a Companhia Independente de Policiamento Especializado [Cipe/Chapada] que está sediada no município de Ruy Barbosa, além de realizar operações pontuais com a Rondesp/Chapada”, completa.

O evento foi prestigiado ainda pelo prefeito do município de Utinga, Alberto da Silva Muniz (PSD), e pelo presidente da Câmara, Sandro de Miranda Costa. A população de Wagner foi representada por vários comerciantes, professores, alunos, profissionais liberais e outros segmentos da sociedade. Representando a Polícia Civil, se fez presente a delegada do município Meire Lúcia.
A professora Louis falou em nome da comissão popular e fez algumas reivindicações, como o aumento do efetivo da PM, escrivão para a delegacia e outras demandas | FOTO: Jornal da Chapada |
A Constituição Federal, em seu art. 144, estabelece que “a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Talvez por conta disso, a comunidade wagneriana cansada da onda de violência também resolveu se mobilizar criando uma comissão para lhe representar no debate. A comissão foi formada por Enoque Francisco de Jesus, Terezinha, Cleide, Anderson, Leila, Mauricio, Thiago, Junior e a professora Louis ficou encarregada de levantar as principais demandas da população.

Entre as demandas apontadas pela comunidade estão o aumento do efetivo policial, que atualmente é de dois PMs; aparelhamento humano para a delegacia da cidade com a presença efetiva de um investigador e de um escrivão; além da fixação de um dia para que a população possa fazer os registros de ocorrência com a presença da delegada, já que a mesma às vezes se ausenta, pois também atua na delegacia de Ibiquera.
O salão paroquial em Wagner lotou de comerciantes, professores, profissionais liberais e diversos segmentos da sociedade | FOTO: Jornal da Chapada |
Vale ressaltar, que a melhor proposta da comissão foi a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública, sugestão acatada pelo prefeito Natã Garcia, pelos representantes da Câmara de Vereadores e pelo coronel Xavier. Durante o debate, os presentes expuseram seus medos, e sugeriram soluções, como o senhor José Nobre, que sugeriu a instalação de Câmaras de Monitoramentos nas ruas e praças da cidade.

Outra sugestão que partiu da população foi a criação da Guarda Municipal. Entretanto, a ideia que ganhou corpo e foi bem recebida pelos presentes, além da criação do conselho, foi sugerida pelo prefeito Natã, que vai se unir ao gestor de Utinga, Alberto Muniz, para firmar um convênio de cooperação técnica com a Polícia Militar para que ela faça o patrulhamento periódico dos dois municípios. Para tanto, ambos os administradores se dispuseram a colaborar no que for possível para que essa patrulha seja efetivada o mais rápido possível.

O comandante Manoel Xavier de Souza Filho deixou claro que o maior avanço na audiência foi mesmo a ideia de criação do Conselho Municipal de Segurança Pública. Por meio dele pode ser implementada uma série de ações com o apoio da comunidade, citando, por exemplo, a criação de um disk denúncia, instalação de câmaras de monitoramentos em ruas e a criação da patrulha. Completando, o comandante Xavier disse que “a ideia do prefeito é viável e pode ser um projeto modelo para a região, pois já acontece com bons resultados nos municípios do interior do Estado de São Paulo”. (Jornal da Chapada)







Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense