Bonito/BA: Professor pesquisador Adenir Carvalho participa do III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos na UFSC em Florianópolis



O professor pesquisador Adenir Carvalho da cidade de Bonito-BA participou esta semana do III encontro Internacional de alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, nos dias 23 a 26 de outubro na UFSC em Florianópolis.

O Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos vêm configurando um evento permanente em nível internacional, o qual emerge do programa de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual da Bahia (Salvador), cidade em que foram realizados os dois primeiros encontros nos anos de 2014 e 2015. Esses eventos reuniram professores/pesquisadores de vários estados do Brasil e de diversos países no exterior que estudam e pesquisam a Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos. Os pesquisadores proponentes fazem parte de Redes de Pesquisa e publicam sobre estas temáticas. O evento faz uma articulação importante com as escolas de educação básica, tanto em âmbito estadual como municipal, envolvendo professores e gestores das escolas públicas.

O professor pesquisador Adenir Carvalho apresentou o trabalho com o tema: Gestão democrática na EJA: possibilidades para assegurar a permanência de professores e alunos.

Perguntado sobre a sua afinidade com a temática ele explica que as temáticas se inserem dentro da discussão da gestão democrática, onde o interesse pela primeira vem de longo tempo, mas o enfoque na permanência é mais recente. Seu contato se deu a partir do I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos, realizado em maio de 2015 na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em Campos dos Goytacazes/ RJ. Neste encontro, a discussão da permanência escolar com enfoque na EJA tomou corpo com o GT do Professor Dr. Gerson Tavares do Carmo, discussão que se aprofunda quando da entrada no grupo operativo Permanência em Foco/GEPEX sob a liderança do mesmo professor.

Fazendo avaliação do evento acerca das contribuições para a educação do município e para as suas pesquisas ele aponta em primeiro lugar “UM FORA TEMER” prossegue como afirmando que este é um momento importante para refletir e acima de tudo lutar pela qualidade da educação e da manutenção de direitos constitucionais conquistados a duras penas, ao bem dizer pelo o fio da navalha. Nesse sentido, pela atual conjuntura por que passa o país ver-se ameaçados muitos direitos ameaçados projeto de poder elitista e anti-social que menospreza as conquistas sociais, entre elas a Educação de Jovens e Adultos que em sua origem histórica esta a luta dos trabalhadores brasileiros por melhores condições de vida e humanidade.

Acadêmica e profissionalmente aponta para as possibilidades produtivas, com luta e muita fibra a partir da inserção no Grupo de Estudos de Permanência na Educação com o Professor Doutor Gerson Tavares do Carmo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro como mostra a foto acima. Assim, espera produzir pesquisas potentes que venha contribuir para a melhoria da educação do município e do país. (Adenir Carvalho/Blog do Léo Barbosa)




Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense