Conquista: População deverá saber quem será o novo prefeito por volta das 19h30


Os eleitores do município de Vitória da Conquista vão às urnas neste domingo (30) escolher entre os dois candidatos a prefeito que avançaram para o segundo turno das eleições: Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT).
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta com pouco mais de 346 mil habitantes. Deste total, cerca de 230, 6 mil são votantes. Trata-se do terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, ficando atrás apenas dos municípios de Salvador e Feira de Santana.
No primeiro turno, o candidato a prefeito mais votado foi Herzem Gusmão, que teve 78.455 votos (47,82%). O segundo mais votado foi Zé Raimundo, que obteve 51.989 votos (31,69%). Eles tiveram outros cinco concorrentes: Arlindo Rebouças (PSDB), Fabrício (PC do B), Joás Meira (PSB), Enoque Matos (PSOL) e Roberto Dias (PDT).
Herzem Gusmão nasceu em 2 de junho de 1948. Ele iniciou a carreira trabalhando numa rádio, aos 20 anos. É formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente. Um ano depois, assumiu o mandato onde ficou por 15 meses.
Já José Raimundo Fontes é graduado em Administração Educacional e em História, mestre em Ciências Sociais e doutor em História Econômica. Atuou como professor, pesquisador e dirigente acadêmico na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Em 2002, assumiu o cargo de prefeito, sendo reeleito em 2004. Em 2010 foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014.
Herzem Gusmão e Zé Raimundo estão programados para votar no Colégio Estadual Abdias Menezes, em Conquista, na manhã deste domingo.
De acordo com o que foi divulgado por cada um deles, Herzem Gusmão vota às 10h e José Raimundo Fontes do PT entre 9h30 e 10h.
Eleitorado
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a maior parte dos eleitores de Vitória da Conquista tem ensino fundamental incompleto (28,9%). Em seguida, estão as pessoas com alfabetização (19,5%), ensino médio incompleto (18,2%), ensino médio completo (14,8%), analfabetos (7,9%), ensino fundamental completo (4,9%), superior completo (3,2%) e superior incompleto (2,4%).
Vitória da Conquista tem votação híbrida, que concilia o sistema tradicional com a biometria. A maioria dos votantes, 202.645 (87,9%), continua usando o sistema tradicional. Já 27.953 (12,1%) votam com a biometria.
O eleitorado conquistense tem maioria feminina (54%). Já os homens representam 46% dos votantes.
Horário da votação
Da mesma forma em que ocorreu no 1º turno, as seções eleitorais abrirão às 8h e a votação se encerrará às 17h (horário local). Porém, o eleitor que estiver na fila até o final do tempo previsto terá o voto garantido. O presidente da mesa determinará a entrega de senhas a todos os eleitores presentes, começando pelo último da fila. A votação continuará na ordem decrescente das senhas distribuídas.
Documentos
Assim como no 1º turno, não é obrigatória a apresentação do Título de Eleitor. No entanto, o votante precisa apresentar ao mesário um documento oficial com foto (Carteira de Identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento, nem de casamento.
Local da votação
Segundo o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), o local de votação será o mesmo em que o eleitor votou no 1º turno. Caso tenha deixado de votar no 1º turno e não saiba o local de votação, o cidadão poderá consultar o título de eleitor, onde constam informações sobre a zona eleitoral e a seção. Caso não tenha o título em mãos, é possível consultar o local de votação por meio do site do TRE-BA.
O que pode e que não pode
No dia da votação, é permitida a manifestação individual e silenciosa. Fica proibido, no entanto, qualquer tipo de ato de campanha na seção eleitoral e distribuição de santinho. O uso de camisas com estampa de candidato é vedado, porém adesivos poderão ser colados em camisas comuns.
É proibido portar aparelhos de telefonia celular, filmadoras, máquina fotográfica ou qualquer equipamento de comunicação que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota. Fonte: G1

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense