Saneamento básico muda realidade de famílias baianas da zona rural de Bonito



Uma nova qualidade de vida começa a ser vislumbrada pelas comunidades atendidas pelas Centrais de Associações, por meio do projeto Bahia Produtiva. A comunidade de Jitirana, município de Bonito, na região da Chapada Diamantina onde moram Neilton Santos, de 63 anos, sua esposa, Adelaide Rosa Santos e dois filhos, é exemplo disso.

“Até pouco tempo atrás a gente tinha banheiro improvisado e pegava água com o balde e não tinha fossa. Eu ficava constrangido em receber visitas e triste por não ter esse banheiro”, relata Neilton.

A família de Adelaide e Neilton faz parte das cerca de 2 mil famílias que já foram beneficiadas com as ações de construção dos Módulos Sanitários Domiciliares (MSD), que inclui banheiro completo, composto por chuveiro, vaso sanitário, lavatório, reservatório de água e sistema de tratamento de esgoto sanitário, o que se reflete em melhor saúde para a população e perspectiva de sustentabilidade do meio ambiente.

O mesmo sentimento se visualiza no olhar dos moradores da comunidade de Alto do Ouro, no município de Iraquara, também na chapada. Para Glaudene Oliveira, o módulo sanitário representa a realização de um sonho antigo: “Era meu sonho, eu comecei a fazer um banheiro, ganhei até a porta, mas vieram os problemas e não deu pra terminar, agora estou muito feliz.

As ações relacionadas à água e ao saneamento são realizadas em parceria com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e as Centrais de Associações. Estão sendo implementados sistemas de água potável e obras de saneamento domiciliar, que resultam na prevenção de doenças, beneficiando em torno de nove mil pessoas.

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.Fonte: Ascom - SDR


Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense