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Bahia apresenta retração no consumo nas classes C e D

Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil

 


Apesar dos sucessivos números negativos de consumo das classes C e D, a Bahia apresentou, em junho, um percentual de retração inferior a meses anteriores de 2021. Segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Banco Santander, o estado fechou com queda de 1% ante a maio - nesse mês, o declínio foi de 3%, repetindo o desempenho de abril. As quedas de março e fevereiro foram, respectivamente, de 10% e 18%.


O consumo na Bahia foi puxado novamente para baixo sobretudo pelos setores de Diversão e Entretenimento (-21%), Drogaria/Farmácia (-4%) e Combustível (-3%). Em contrapartida, cresceram Companhias Aéreas (41%), Rede Online e Automóveis (ambos 31%), Hotéis e Motéis (28%) e Lojas de Roupas (9%).


Os números da Bahia, ao menos, não foram piores percentualmente que dos demais estados do Nordeste pesquisados pela Superdigital. Pernambuco também retrocedeu em 1% e o Ceará, em 3%. Os baianos ficaram acima da média nacional, como aponta o levantamento da fintech do Grupo Santander, que verificou uma queda nas compras no País de 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio.


A maioria das regiões do Brasil apresentou queda em junho comparado com o mês anterior. A queda mais expressiva, com 17%, foi vista na região Norte, seguida por Sul (-7%), Nordeste (-4,5%) e Sudeste (-4%). O Centro-Oeste foi exceção e teve uma leve alta de 0,5%.


No Brasil em geral, os recuos mais significativos foram vistos nos setores de Diversão e Entretenimento (-9%), Prestadores de Serviços (-7%), Serviços (-7%), Telecomunicações (-5%) e Drogaria e Farmácia (-4%). Na outra ponta, cresceram os gastos com Companhias Aéreas (21%), Rede Online (12%), Hotéis e Motéis (8%) e Automóveis e Veículos (3%).


O levantamento da Superdigital mostrou que não houve grandes mudanças na divisão dos gastos mensais das classes C e D. Supermercado continua sendo o setor mais representativo, com 34% do total, seguido de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).

Em junho, 81% dos gastos totais foram feitos presencialmente. Contudo, foi possível observar pelo estudo da fintech que caiu a participação online no total dos gastos online com Serviços, Prestadores de Serviços e Diversão e Entretenimento.


Na avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, as pessoas estão se sentindo mais seguras para irem às ruas e consumirem. “Podemos ver um grande aumento nos gastos do setor de turismo, com Companhias Aéreas e Hotéis. Ou seja, as pessoas, aos poucos, estão voltando a viajar. Acreditamos que o recuo nos gastos gerais em junho seja pontual. Também não podemos esquecer que maio foi um mês de grande recuperação e com uma data importante para o comércio, que foi o Dia das Mães. Por isso, para nós, era esperado que junho apresentasse arrefecimento, mas continuamos acreditando num segundo semestre bom para o varejo”, avalia a executiva.


Para acessar os dados completos da pesquisa, entre no endereço https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_jun21_estados_pdf.pdf.

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Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Pará/Amapá/Espírito Santo

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