LOGO 2 BLOG








Ciro Gomes exalta o 2 de Julho como a 'verdadeira independência do Brasil'


O pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), compareceu ao início do cortejo do 2 de Julho em Salvador, neste sábado (2), e exaltou a data como marco da verdadeira independência do Brasil. De acordo com Ciro, a data comemorada com grandeza na Bahia é mais importante do que a proclamação da independência feita por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822.

“Primeiro, eu queria lembrar que o 2 de Julho de 1823 é uma data em que se comemora a vitória da independência verdadeira do Brasil. A verdadeira independência do Brasil não foi um grito às margens do Ipiranga, que foi uma proclamação política sem resistência, porque Dom Pedro I houvera se assenhoreado dos comandos militares. Mas aqui, a guarnição portuguesa se insurgiu em armas e muitas pessoas morreram”, disse o trabalhista.

Para Ciro, o 2 de Julho precisa ser mais divulgado pelo Brasil, para mostrar aos jovens o comportamento de bravura e resistência necessário para construir o país.

“É muito importante que a gente recupere para os jovens esse sentido de heroísmo, de bravura e de conquista pela luta daquilo que era a pretensão da independência do Brasil. Isso é o que mais me chama a atenção e eu quero sempre reproduzir para todo mundo. Eu venho todos os anos que eu posso, porque esse espírito cívico está meio que morrendo no Brasil em tempos de neoliberalismo”, analisou o pré-candidato.

Ciro, além de exaltar as comemorações realizadas em Salvador pelo 2 de Julho, colocou a Bahia como um estado fundamental para seu crescimento eleitoral. Segundo ele, os baianos exercem certa liderança na região Nordeste.

“Eu considero isso aqui uma festa popular única no Brasil. Todas as tribos, todas as cores partidárias, todas as expressões culturais se reúnem na rua ao redor de uma data cívica. Isso é muito legal mesmo. Eu me sinto feliz e estou aqui catando voto, pedindo apoio, porque a Bahia, pela liderança natural  que exerce em toda a região nordestina, é fundamental para mim”, finalizou.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários