Bebê morre após passar por lavagens nasais em UPA de Salvador; família denuncia erros em procedimentos

Bebê morre após passar por uma lavagem nasal em UPA de Salvador — Foto: Arquivo Pessoal

Um bebê de 2 meses faleceu na madrugada de segunda-feira no Hospital Roberto Santos, em Salvador, após passar por três lavagens nasais na UPA do Marback, no bairro do Imbuí, na capital baiana. A família de Emanuel Pitanga alega que houve erros nos procedimentos.

A criança, que estava com gripe há alguns dias, passou o feriado na casa de parentes na Irará, a 135 km de Salvador. Quando seus pais perceberam sua condição, o levaram a um posto médico local, onde disseram que ele precisaria ser internado. Uma médica teria assegurado aos pais que poderiam transportar o bebê com segurança para Salvador.

Ao chegarem na UPA do Marback no domingo à noite, o bebê foi submetido a uma lavagem nasal, mas ele engasgou e sofreu duas paradas cardíacas. A equipe médica realizou três lavagens nasais e prescreveu um medicamento em spray. No entanto, houve confusão sobre a posição do bebê durante o procedimento.

A mãe tentou alimentar o bebê após as lavagens, mas ele começou a se engasgar e precisou de reanimação. Posteriormente, a técnica de enfermagem deitou Emanuel, o que causou um novo engasgamento. Ele foi transferido para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu.

A família acredita que os erros na UPA do Marback levaram à morte da criança. A Secretaria Municipal de Saúde está investigando o caso em conjunto com a administração da UPA e promete fornecer informações adicionais em breve.( Com informações do G1)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense