Ao todo, 178 municípios baianos alcançaram esse marco, que reforça a importância de ações integradas das polícias Militar e Civil, focadas no combate ao tráfico de drogas, apreensão de armas e policiamento ostensivo. Na região da Chapada, além de Bonito, Utinga e Wagner, outras cidades como Ibiquera, Andaraí, Mucugê, Palmeiras e Rio de Contas também aparecem na lista.
📌 Wagner, inclusive, é um dos sete municípios da Bahia que ultrapassaram 1.000 dias sem mortes violentas — um feito admirável e raro nos tempos atuais.
Segundo o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, os resultados refletem investimentos em tecnologia, inteligência e efetivo policial. De janeiro a abril de 2025, a Bahia registrou uma redução de 10% nos crimes letais em relação ao mesmo período de 2024.
“Tivemos reduções consecutivas nos homicídios nos últimos dois anos — 6% em 2023 e 8,2% em 2024. É fruto do trabalho incansável das forças de segurança e dos investimentos em investigação e inteligência”, destacou Werner.
A tranquilidade que predomina nessas cidades não apenas garante segurança para os moradores, como também atrai cada vez mais turistas para a Chapada Diamantina — famosa por suas paisagens naturais, cachoeiras e hospitalidade.
Fonte: Se liga Chapada