Mudança na vacinação contra meningite começa a valer a partir de hoje

Crianças de 12 meses passam a receber dose da vacina meningocócica ACWY no SUS; Brasil já registrou mais de 4 mil casos da doença em 2025

Josué Damacena/Fiocruz/Divulgação

A partir desta terça-feira, 1º de julho, o Ministério da Saúde passa a ofertar no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina meningocócica ACWY para crianças com 12 meses de vida. A medida amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite: A, C, W e Y.

Até então, o esquema vacinal infantil incluía apenas a vacina meningocócica do tipo C, com doses aplicadas aos três e cinco meses de idade, além de um reforço aos 12 meses. Com a mudança, esse reforço passa a ser feito com a versão ACWY.

A vacina ACWY já era aplicada na rede pública para adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou reforço, dependendo do histórico de vacinação.

Quem precisa receber a nova dose?

De acordo com o Ministério da Saúde, crianças que já completaram o esquema com a vacina meningocócica C, incluindo o reforço, não precisam receber a ACWY neste momento. Já aquelas que ainda não tomaram a dose dos 12 meses poderão recebê-la com a nova versão da vacina.

📄 Veja a nota técnica oficial: Nota Técnica nº 77/2025 – CGICI/DPNI/SVSA/MS


Casos em 2025

O Brasil já confirmou 4.406 casos de meningite em 2025. Desses, 1.731 são do tipo bacteriana, considerada a forma mais grave; 1.584 são do tipo viral, e 1.091 casos têm outras causas ou não tiveram o tipo identificado.

O Ministério reforça que outras vacinas disponíveis no SUS — como a BCG, a penta e as pneumocócicas 10, 13 e 23-valente — também contribuem para a prevenção de algumas formas da doença.

O que é meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ter origem infecciosa (causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas) ou não infecciosa (como em casos de câncer com metástase, lúpus, reações a medicamentos e traumatismos cranianos).

Segundo especialistas, as meningites bacterianas são mais comuns durante o outono e inverno, enquanto as virais predominam nas estações mais quentes, como primavera e verão.

---

Fonte: Agência Brasil 

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense