Instituições de ensino particulares da Bahia oferecem 13.827 bolsas de ensino integrais (100%) ou parciais (50%) através do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para ingresso no 2º semestre. As inscrições acontecem até 23h59 desta sexta-feira (4), pelo portal Acesso Único e a consulta de vagas por cidade e curso estão abertas.
Link: http://acessounico.mec.gov.br/prouni
Entre os cursos mais procurados está o de Direito, com 1.324 bolsas, sendo 340 integrais e 984 parciais. Em seguida estão Administração com 1.085 bolsas (757 integrais e 377 parciais) e Psicologia com 558 bolsas (181 integrais e 377 parciais).
Em relação a oferta de cursos, confira o total nas maiores cidades da Bahia:
- Salvador: 158;
- Lauro de Freitas: 34;
- Feira de Santana: 103;
- Vitória da Conquista: 79;
- Itabuna: 57;
- Barreiras: 64;
- Juazeiro: 43.
✏️ O que é Prouni? É uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto na mensalidade) em instituições de ensino particulares.
✏️ Quem pode participar? Para se inscrever, era preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. Também há critérios de renda.
📅 Datas do ProUni 2025 do 2º semestre
Inscrições: 30 de junho a 4 de julho
Resultado da primeira chamada: 7 de julho
Resultado da segunda chamada: 28 de julho
Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de agosto
Resultado da lista de espera: 22 de agosto
📝 Como funciona
O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno).
Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.
Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos.
Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada antes do fim do período de inscrição).
Se o candidato estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, ele constará como pré-selecionado.
O que significa ser 'pré-selecionado'?
O candidato pré-selecionado ainda não é "dono" da vaga. Ela está reservada para ele, mas, antes de assumi-la, é necessário cumprir com as últimas etapas de seleção.
Ainda será preciso comprovar as informações prestadas no ato da inscrição (como a renda familiar per capita e o certificado de conclusão de curso em escola pública, por exemplo). Isso é feito na instituição de ensino na qual o aluno estudará no prazo indicado no edital.
Se não houver formação de turma, o aluno perderá a vaga. Poderá tentar participar da segunda chamada e da lista de espera (caso manifeste interesse).
Fonte G1 Bahia