O aeroporto de Lençóis, porta de entrada para a Chapada Diamantina, será um dos 19 aeroportos regionais que terão a operação concedida à iniciativa privada, conforme prevê o edital publicado pelo governo federal na última quarta-feira (6/8). O leilão faz parte da primeira fase do Programa AmpliAr, voltado ao desenvolvimento da aviação regional em todo o Brasil.
A concessão terá prazo de 30 anos, e o leilão está marcado para o dia 24 de novembro. O modelo adotado permitirá propostas individuais para cada aeroporto, e o vencedor será aquele que apresentar as melhores condições.
Além de Lençóis, outros destinos turísticos estratégicos integram a lista, como Jericoacoara (CE), Parintins (AM), Barreirinhas (MA – que atende os Lençóis Maranhenses) e São Raimundo Nonato (PI – próximo à Serra da Capivara). No estado da Bahia, também serão concedidos os aeroportos de Barreiras e Teixeira de Freitas.
O governo estima atrair R$ 1,25 bilhão em investimentos com essas concessões. A proposta do Ministério de Portos e Aeroportos é fortalecer o transporte aéreo regional, permitindo que a iniciativa privada assuma a gestão e a modernização dos terminais, hoje sob responsabilidade do poder público.
“O AmpliAr é importante para o fortalecimento da aviação regional. Nossa meta é requalificar mais de 100 aeroportos nos próximos cinco anos”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho, durante o anúncio oficial realizado na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.
Com a concessão, espera-se que o aeroporto de Lençóis receba melhorias em infraestrutura e serviços, ampliando sua capacidade de atendimento e impulsionando o turismo na região da Chapada Diamantina.
LISTA COMPLETA