Novas rotas de turismo na Chapada Diamantina
As rotas foram planejadas para valorizar o turismo rural, cultural e gastronômico, aproximando visitantes das tradições locais e dos produtores regionais. Entre os destaques estão:
- Rota dos Cafés Especiais – leva turistas a propriedades em Mucugê, Ibicoara e Piatã, onde é possível conhecer o processo de cultivo e degustar cafés premiados da região.
- Rota das Frutas Vermelhas – explora o cultivo de morango, framboesa, amora preta e mirtilo em fazendas de Mucugê e Palmeiras, com experiências de colheita e degustação.
- Rota Sensorial – apresenta produtos artesanais como vinhos, queijos, embutidos, óleos essenciais, alimentos orgânicos e até rosas do deserto, com vivências em propriedades de Morro do Chapéu.
Turismo de experiência em crescimento
De acordo com o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, a proposta amplia a vocação da Chapada Diamantina para produtos de alta qualidade.
“As rotas são uma virada de chave para esse público conhecer melhor a Chapada, que, como destino de aventura, nem sempre permite acessibilidade a todos. A ideia é aliar as belezas naturais da região com roteiros especiais de experiência e agroturismo”, destacou.
Impacto para a economia local
A expectativa é que as novas rotas temáticas aumentem o tempo de permanência dos turistas, fortaleçam pequenos produtores e movimentem a economia da Chapada Diamantina com novas oportunidades de negócios no setor de agroturismo.
Fonte: Bahia Notícias