Por causa das festas de fim de ano, o funcionamento dos bancos sofrerá alterações em todo o país. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nas agências nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo).
Nessas datas, também ficam suspensas as compensações bancárias, como a TED, utilizada para transferências entre diferentes instituições. O Pix, no entanto, seguirá funcionando normalmente, 24 horas por dia, inclusive em feriados.
Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os bancos funcionarão normalmente para atendimento presencial, desde que não haja feriado municipal nas localidades.
Nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, o horário de funcionamento das agências será reduzido, com atendimento ao público das 9h às 11h. A terça-feira (30) será o último dia do ano com expediente normal. Na quarta-feira (31), não haverá atendimento presencial nem compensações bancárias.
A Febraban informa ainda que contas de consumo com vencimento nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro poderão ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança de juros ou multa. Já impostos e tributos com vencimento nesses períodos devem ser pagos antecipadamente para evitar encargos.
Os bancos reforçam que os canais digitais, como aplicativos, internet banking e caixas eletrônicos, são alternativas práticas e seguras para os clientes durante o recesso bancário.
Fonte: Agência Brasil