Wagner: Governo está 'totalmente engajado' no projeto para transformar casa de Jorge Amado em museu


“O governo da Bahia está totalmente engajado no projeto de fazer da casa onde morou Jorge Amado um espaço aberto à visitação pública”, afirmou, nesta sexta-feira (10), o governador Jaques Wagner, após ser apresentado ao projeto presenteado pelo governo de Portugal à família do escritor, no café da manhã oferecido na casa onde morou o escritor, na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho. Elaborado pelo arquiteto português Miguel Correa, o projeto prevê adaptação e estruturação do imóvel para se adequar a novas funções, com novos espaços, como restaurante, exposição permanente dos objetos do escritor, além de um orquidário, tudo reunido em um museu aberto à visitação do público. “Agora é a oportunidade de fazermos um grande centro de memória do escritor e para isso vamos buscar o arcabouço legal e institucional para pôr esse projeto em execução, transformando a casa em um memorial”, afirmou o governador.
Sobre a questão financeira, Wagner não acredita que seja problema. “Não é uma obra que vá requerer um volume de recursos elevado”. Em relação a um possível tombamento do imóvel, o governador disse que ele já se encontra pronto, mas essa não é a vontade da família. “Na medida em que há uma decisão da família, o caminho está aberto e vamos seguir nessa direção, no caminho do consenso e do entendimento”. Para o governador Wagner, o importante agora é qualificar o projeto. O neto do escritor baiano, Jorge Amado Neto, afirmou que a família sempre quis fazer da casa um memorial. Deputado federal, em 1945, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) de São Paulo, Jorge Amado participou da Assembleia Constituinte, em 1946, tendo sido o autor da Lei da Liberdade de Culto Religioso.
Fonte: Bahia Notícias
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense