CGU conclui relatórios da Operação Carcará na Bahia e calcula prejuízo: R$ 3,1 milhões


A Controladoria-Geral da União (CGU) entregou à Polícia Federal, no início deste mês, os últimos relatórios de auditoria referentes à Operação Carcará, deflagrada em novembro de 2010, a fim de apurar irregularidades na aplicação de recursos federais repassados a 21 municípios da Bahia para a compra de merenda escolar e medicamentos, além do custeio de obras públicas. O prejuízo efetivo aos cofres da União, de acordo com os relatórios, foi de R$ 3,1 milhões.
Segundo a CGU, o período de análise se justifica pelo grande volume de documentos e mídias apreendidos nas prefeituras e empresas envolvidas. Foram constatadas diversas irregularidades que evidenciaram simulação e fraudes a licitações; afastamento ilícito de concorrentes; pagamentos sem a correspondente entrega de produtos (notas frias); superfaturamento de preços; e pagamentos de propinas aos agentes públicos envolvidos como contrapartida das empresas aos favorecimentos recebidos.
À época da deflagração da operação, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região decretou a prisão preventiva do líder da organização, proprietário de fato da empresa Atual Distribuidora de Alimentos, e prisão temporária de outras 45 pessoas, incluindo sete prefeitos, diversos secretários municipais, membros de comissões de licitação e controladores internos dos municípios.
A seguir, a lista dos 21 municípios fiscalizados pela CGU na Operação Carcará: Aratuípe, Bonito, Brejões, Cafarnaum, Cândido Sales, Castro Alves, Cravolândia, Ibicoara, Iraquara, Itatim, Lafaiete Coutinho, Lamarão, Lençóis, Mulungu do Morro, Palmeiras, Santa Teresinha, Santo Estevão, Sapeaçu, Souto Soares e Utinga.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CGU
Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense