Testes caseiros para detectar HIV podem ajudar no controle de epidemia de Aids

Testes caseiros para detectar HIV podem ajudar no controle de epidemia de Aids
Revisão de estudos publicada nesta terça-feira (2) pela revista PloS Medicine avaliou a utilização de testes caseiros para detectar HIV e concluiu que eles são uma alternativa para auxiliar no controle da epidemia de Aids no mundo. O trabalho, feito na Universidade McGill, no Canadá, levou em conta 21 pesquisas anteriores, com 12 mil indivíduos em sete países. O autoteste, que é feito em casa e detecta a doença pela saliva, teve aceitabilidade entre 74% e 96%. Entre 61% e 91% dos voluntários declararam preferir o teste caseiro ao feito em unidades de saúde, por motivos de "privacidade, anonimato, economia de tempo e conveniência". "Tanto é que 40% dos pacientes com HIV dos Estados Unidos aparecem nos hospitais com uma infecção avançada", justifica uma das autoras do estudo, Nitika Pant Pai. No Brasil, esse teste não é aprovado. Informações do Estado de S. Paulo.


Léo Barbosa

Léo Barbosa é Professor graduado em Letras pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná e atua nas Redes Públicas Municipal e Estadual de Ensino; é também radialista e empresário do ramo de hotelaria.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense