Rui Costa anuncia remuneração extra para os diretores e vices das escolas

O governador Rui Costa anunciou a valorização do diretor escolar
O governador Rui Costa anunciou a valorização do diretor escolar

A remuneração será em duas partes, a primeira delas já agora em fevereiro, retroativa a janeiro. A segunda, nos próximos dois anos, estará condicionada ao desempenho dos alunos das 1.370 escolas estaduais.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (27/1), em encontro com a Imprensa, na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A Bahia tem 36 mil professores, sendo 33 mil licenciados. Possui, ainda, 43 mil aposentados ou seus pensionistas.

O governador baiano quer promover um pacto pela educação, envolvendo os gestores municipais e a iniciativa privada.

"O pilar estruturante da sociedade é uma educação de qualidade, com destaque para a cultura, a arte e o esporte", disse ele.

Rui Costa anunciou um novo concurso para o magistério "ainda este ano. Será regionalizado, com vistas a atender os municípios com maior carência de professores.

E uma novidade: os colégios universitários, a serem implementados até o final de 2015, um espaço de extensão das universidades públicas, em que professores e estudantes de licenciatura ministrarão aulas para os estudantes das escolas do Estado.


Na área de saúde, prometeu aumentar a oferta de leitos, com a construção de novos hospitais (um deles em Feira de Santana) e ampliação das unidades existentes (como o Roberto Santos, o Hospital Geral do Estado e os de Vitória da Conquista, Seabra, Alagoinhas e Jequié, por exemplo).

Em março será lançado o Consórcio de Saúde, com 30 especialidades (incluindo tomografias) em policlínicas, com recursos do Estado e dos municípios (neste caso, a cota-parte da transferência do Estado ficará retida).

Além disso, segundo ele, será preciso melhorar a gestão dos leitos hospitalares, principalmente na rede contratada. "No Hospital do Subúrbio, em Salvador, os leitos têm uma ocupação média de 4 dias, enquanto em outras unidades chega a 16", disse o governador.

Hoje falta ao Estado controle sobre a data de liberação de cada leito.

Médicos, professores e policiais que estejam cedidos a outros órgãos, serão chamados a cumprir suas atividades-fins, aquelas para as quais fizeram concurso.

Sobre o carnaval de Salvador, referiu-se ao fato de o prefeito ACM Neto estar cobrando o pagamento de R$ 2 milhões referente a 2014.

"Tenho 27 dias no governo, não fui eu quem fez essa dívida. Ele deve estar reclamando do ministro da Defesa [o ex-governador Jaques Wagner]",disse Rui, garantindo ter com o prefeito de Salvador uma relação profissional e madura.

O governador falou, também, sobre a ação de marginais no bairro da Mata Escura, em Salvador, onde incendiaram dois ônibus. "Determinei ao secretário [de Segurança] que, em próximos episódios como esse, haja uma resposta mais imediata, mais firme da Polícia Militar e da Polícia Civil. Nós não podemos aceitar nenhum tipo de demonstração de força do crime", disse.

Rui Costa informou ter determinado, ainda, à polícia, que em eventuais exposições de armas em manifestações fosse buscar essas armas.

Plano Plurianual
Mais cedo, o governador apresentou, no auditório da Secretaria do Planejamento, o plano que define as prioridades e de que forma serão gastos os recursos públicos pelos próximos quatro anos.

Segundo Rui Costa, a principal estratégia é definir as prioridades de cada área e concentrar os investimentos nessas ações, para evitar o que chamou de 'pulverização dos recursos". (Tribuna da Bahia)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense