Redução da maioridade penal é aprovada



Uma semana após sessão que acabou em tumulto e uso de spray de pimenta, a comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a maioridade penal aprovou em sessão fechada a redução do limite etário de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos e outros atos violentos.

O relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) teve 21 votos a favor e seis contra. A reunião durou mais de quatro horas devido a tentativas de adiar a discussão por parte de parlamentares contrários à medida. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, atrasou o início da sessão plenária do dia para garantir a votação e pretende levar o texto ao plenário no próximo dia 30 de junho.
O relatório de Bessa da Proposta de Emenda Constitucional 171/1993 apresentado na última quarta-feira na comissão foi alterado ontem após acordo entre PSDB, PMDB e outros seis partidos. O texto original reduzia a maioridade para todos os crimes. De acordo com Bessa, as alterações foram feitas “para atender às diversas posições partidárias e ao clamor da sociedade pela repressão aos crimes de maior gravidade cometidos por adolescentes”. Ele concordou em retirar o plebiscito que seria feito no próximo ano. Os tucanos, por sua vez, abriram mão da necessidade de o Ministério Público solicitar que o menor de 18 anos responda criminalmente.

Em função do tumulto ocorrido na semana passada, a entrada de manifestantes foi restrita. A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, contudo, entrou na sala da comissão. O deputado Éder Mauro (PSD-PA) pediu que ela fosse retirada, mas o presidente do colegiado, deputado André Moura (PSC-SE), permitiu que a jovem permanecesse no local, onde ficou até perto do fim da sessão. Cerca de 30 estudantes contrários à medida protestaram do lado de fora do plenário com cartazes escrito “Fora Cunha” e gritos de “Eu quero mais escola e mais educação / não à redução”. Após a aprovação, deputados favoráveis à PEC saíram cantando da comissão.

A PEC segue agora para o plenário da Câmara, onde precisa do voto de 308 dos 513 deputados em dois turnos para ser aprovada. Se passar, vai para o Senado, onde é submetida ao mesmo procedimento em plenário. Caso seja aprovada, a proposta pode ser promulgada pelo Congresso Nacional sem sanção da presidente Dilma Rousseff. Ontem ela voltou a criticar a redução. O governo defende o aumento da punição para menores infratores e para maiores que aliciarem adolescentes para atividades criminosas. Projeto de lei que tramita no Senado aguarda decisão do presidente da Casa, Renan Calheiros. (Diário de Pernambuco)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense