Barra do Mendes-BA: Morre Edízio Mendonça, renomado escritor da região

Faleceu neste último sábado (27), na cidade de Barra do Mendes, aos 78 aos, Edízio Rodrigues Mendonça. O corpo será sendo velado na residência da família, na Rua Teonílio Gomes de Oliveira, centro da cidade.

Edízio estudou as primeiras letras na Escola Particular regida pela professora leiga Elvira Campos Mendonça (1942/1944) e na Escola Particular Duque de Caxias, regida pelo Professor leigo Lídio Amando Guedes (1945/48) em Barra do Mendes. Fez o curso primário na Escola Pública Rio Branco, regida pela Professora Vivaldina Lima Lessa, (1948/1952), também em sua terra natal. Entre outros, tem os seguintes cursos: Primário, Ginasial, Administração Municipal, Técnicas de Alfabetização, Organização de Secretaria, Fiscalização de Rendas e Curso Superior de Jornalismo.

Ele foi Escritor, Jornalista, Cronista, Pesquisador, Historiador, Poeta e Trovador. Edízio Mendonça foi também político local, além de funcionário municipal, tendo exercido vários cargos na Administração Pública de Barra do Mendes. Como político, foi Vereador (1971/1973), Vice-Prefeito (1977/1983), prefeito em exercício, e exerceu inúmeras vezes o cargo de Secretário de Administração, Cultura e Turismo do Município. O mesmo colaborou com diversos jornais do País. Edizio Rodrigues Mendonça é um homem de muitos talentos, atuou como Diretor – Gerente da Rádio Barra do Mendes (RBM) e foi Diretor do Jornal “Tribuna do Sertão”.
Ele era autor de mais de 70 livros inéditos e vários cadernos sobre a história de Barra do Mendes, e de todos os municípios da região de Irecê.

Dentre as obras publicadas pelo autor, destacam-se:


Poemas para Cleonice – 1969
O Coronel Militão Coelho – 1980 (biografia de Militão Coelho)
Capitão João Pedro – 2002
Barra do Mendes, uma história de lutas – 2003
Cantigas do Alvorecer – 2006
Campestre e seus Horrores – 2006

Mendonça era membro de diversas entidades culturais e de classe, tais como a Academia Guanabarina de Trovas (RJ), Academia Itajubense de Letras (Itajubá – MG), Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras (Anápolis – GO), Academia Conquistense de Letras (Vitória da Conquista – BA), Academia Barramendense de Letras (Barra do Mendes – BA), Academia Cabista de Letras (Arraial do Cabo – RJ), Academia Ireceense de Letras (Irecê – BA), Academia Goianense de Letras (Goiânia – GO) e The International Academy of England Londres – Inglaterra, entre outras. (Central Notícia: Texto extraído da internet (Wikipedia).


Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense