Sete fatos probabilísticos que mudarão sua maneira de ver a vida

1. Você tem 80 vezes mais chances de morrer caindo de uma escada do que em um acidente de avião

Conhece alguém que tem medo de viajar de avião? E que tenha medo de escadas? Por mais que conheçamos talvez várias pessoas que tenham fobia de avião, este medo, estatisticamente falando, não faz muito sentido se olhamos para outros fatos simples do nosso cotidiano.

Como subir e descer uma escada. Você tem 1 em 246 chances de morrer caindo de uma escada, enquanto que suas chances de morrer em um acidente de avião são apenas 1 em 20.000.

A diferença é que as mortes por quedas em escadas não viram manchetes de jornais!


2. É mais provável que você se torne um astronauta do que um ganhador de loteria

As probabilidades de se tornar um astronauta são de 1 em 3,2 milhões, e as de ganhar na Mega Sena com uma aposta simples (6 números) é de 1 em 50 milhões! Ou seja, você tem 15 vezes mais chances de vestir o traje anti-gravidade e se aventurar espaço adentro do que acertar os 6 números da Mega Sena.

É claro que, estas chances melhoram drasticamente dependendo do estilo do jogo, se é um bolão ou uma aposta com dezenas múltiplas. Jogando, por exemplo, com 15 dezenas, estas chances aumentam para 1 em 10.000.

Neste caso você teria mais chances de ganhar na loteria do que se tornar um atleta profissional, por exemplo (1 em 22.000)! Se seu sonho de infância era ser um jogador de futebol ou um astronauta, agora você sabe que seu sonho de adulto – ganhar na loteria – pode fazer mais sentido.

3. Abelhas matam mais que cobras

Por esta você não esperava. As – aparentemente - inofensivas abelhas que vemos a cada dia mata mais pessoas por ano do que elas, as tão temidas cobras. As chances de que você morra picado por uma abelha é de 1 em 100.000, enquanto que as de morrer picado por uma cobra são de 1 em 3,5 milhões.

Ou seja, você tem 35 vezes mais chances de morrer picado por uma abelha do que por uma cobra! Isto porque apenas 400 das cerca de 3 mil espécies de cobras conhecidas são, de fato, peçonhentas, enquanto que milhares de pessoas são alérgicas a abelhas sem saber, e acabam morrendo quando picadas pela primeira vez.

4. É mais provavel que você namore uma top model do que consiga fazer um Royal Flush em um jogo de pôquer


Você se considera uma pessoa com pouca sorte no jogo? Então talvez gostará de saber que, no amor, é provável que esta sorte seja maior.

As probabilidades de se namorar uma top model de sucesso é de 1 em 88.000, enquanto que as de fazer um Royal Flush ne primeira mão de uma partida de pôquer é de 1 em 649.740.


5. Você tem 4 vezes mais chances de ser atingido por um raio do que de morrer assassinado
Que a violência é um grande problema em nosso dia-a-dia, não há dúvida. Mas, estatísticamente falando, tempestades de raios deveriam nos dar mais medo do que sair à noite por uma zona perigosa da cidade, por exemplo.

As chances de sermos atingidos por um raio são de 1 em 576.000, e as chances de morrermos assassinados são de 1 em 2,3 milhões. Ok, ok, estes números não se referem a assassinatos no Brasil, mas sim nos Estados Unidos, que também tem um alto índice de criminalidade.

Mas sim, se consideramos uma cidade média brasileira, talvez as probabilidades de morrer assassinado não serão tão baixas. E, além disso, ao ser atingido por um raio, as probabilidades que você venha a falecer são de apenas 1 em 83.930.

Então, praticamente falando, sim, temos mais motivo para continuar evitando lugares perigosos do que para evitar andar na chuva.


6. É mais provável que você se torne Presidente dos Estados Unidos do que que você seja um dia atacado por um tubarão


É claro que esta afirmativa não é verdade se você vai à praia todo dia no Recife ou se mergulha na Austrália frequentemente. Mas, por incrível que pareça, no mundo há cerca de apenas 70 a 100 ataques de tubarões por ano, e apenas 5 a 15 destes resultam em morte.

A probabilidade média de que você seja atacado por um tubarão é de 1 em 11,5 milhões, enquanto que as chances de ocupar a Casa Branca como novo presidente dos Estados Unidos é de 1 em 10 milhões.


7. Antes que você seja atacado por terroristas, a Terra tem mais chances de ser destruída por um asteroide.


Você tem, em média, 1860 mais chances de morrer devido à destruição da Terra por um asteróide do que por um ataque terrorista.


É claro que as chances exatas de se morrer devido a um ataque terrorista varia por zona geográfica. Mas, em média, as chances de ser vítima de um ataque são de 1 em 9,3 milhões, enquanto que há 1 chance em 5000 de que nos próximos 100 anos a Terra tenha uma colisão catastrófica com um asteróide de enorme magnitude.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense