Direito da Chapada Diamantina para o mundo! Artistas de Bonito, Utinga, Wagner e outras 15 cidades apresentam a Caravana de Teatro Itinerante Virtual

 


A Mostra Caravana Teatro Itinerante Virtual, marca os 13 anos de existência do movimento artístico e cultural no interior da Bahia, com atividades totalmente virtuais. O projeto que conta com apresentações de espetáculos teatrais passou por várias cidades no estado, e em 43 edições encantou apreciadores da arte cênica, como educadores e estudantes. 


 É a primeira vez que as atividades ocorrem 100% no mundo virtual e pretende bater nas portas e adentrar as casas de baianos e rodar pelo mundo inteiro. Tudinho transmitido ao vivo através da plataforma virtual no YOUTUBE de 19 a 21 de fevereiro.

 “ Esse projeto sai do interior para o mundo com a ajuda da tecnologia, por isso estaremos alcançando espaços nunca imaginados. Contará com 15 espetáculos teatrais , além de poesia, dança, música e oficinas disponíveis gratuitamente, durante esses 3 dias, na comodidade das casas de baianas, baianos. Uma oportunidade também para conhecer a cultura de várias cidades do estado e de Sergipe”, explica Helen Carregosa,  coordenadora do projeto financiado pela Lei Aldir Blanc Bahia.

As apresentações artísticas abordarão temas que promovem a reflexão da sociedade como: responsabilidade social, a violência contra a mulher, a natureza e a pandemia.

 Além disso,  peças infantis  darão a leveza ao final de semana da família que poderão apreciar a arte e sentir esperança de dias melhores . “ Estamos empenhados em levar arte para casas de pessoas que nunca foram ao circo. Uma das peças infantis será a magia do circo e tudo que envolve o lúdico. A programação será contínua, ou seja, começa às seis da tarde até que todos os espetáculos sejam apresentados. Por isso pedimos aos pais e mães que façam um balde de pipoca para rir conosco”, entusiasmada, pontua Carregosa.



📲PANDEMIA E FORMATO DIGITAL
Por causa da Pandemia, este ano, o evento será em formato digital e poderá ser acompanhado na palma da mão e na comodidade das residências. 
A iniciativa cultural estimula a valorização de grupos artísticos locais, da cultura do interior e ganha mais um novo formato. 

Constrói, nesse momento caótico que o país vive, uma ponte entre todes baianos e as artes produzidas no interior do estado. Apesar do distanciamento físico, esta edição, se aproxima do público e apresenta o trabalho produzido por artistas da Chapada Diamantina.
 Um bálsamo para compreender a realidade através das retratações sociais mas também um remédio que alivia as dores e dá ânimo e sentido à vida.

E como cita Nietzsche “Temos a arte para não morrer da verdade”.

O evento, nasceu na cidade de Bonito- na Chapada Diamantina, conta com a apresentações de artes autorais idealizadas por centenas de artistas e apreciadas por mais de 20 mil espectadores. Além das peças teatrais gratuitas que já rodaram 20 cidades; poesia, dança, música e oficinas compõem a programação do evento realizado por artistas da Chapada Diamantina, da capital baiana e do estado de Sergipe.

👩🏾‍🎤ALÍVIO PARA OS ARTISTAS 

Cada grupo artístico estará em sua cidade natal transmitindo a peça  pelo Youtube. 

O evento reúne grupos e artistas de cidades como: Bonito, Seabra, Wagner, Senhor do Bonfim, Utinga, Souto Soares, Salvador, Baixa Grande, São Gabriel, Iraquara, Jacobina, Santo Estevão, Ponto Novo, Ourolândia, Morro do Chapéu, Andaraí, Itaitê e Simão Dias (Sergipe). 
O projeto será um respiro para os artistas que ficaram mais de 10 meses sem poder realizar eventos e tiveram a renda comprometida.

🎬📽
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.



📌SERVIÇO:

O QUÊ? MOSTRA CARAVANA TEATRO ITINERANTE VIRTUAL
QUEM? ARTISTAS DO INTERIOR DO ESTADO
QUANDO? 19 a 21 de Fevereiro
ONDE:  YOUTUBE//CARAVANA TEATRO ITINERANTE


📲Mais Informações :

Emanuele Pereira
Analista de Comunicação Integrada/Jornalista – DRT 3268
(71) 9 8874-2854 (também whatsapp)
emanuele@bravainteligente.com.br


📌💭Helen Carregosa 

Coordenadora do evento da cidade de Bonito-Bahia. É atriz e vice-diretora do Grupo Teatral Bom’nartes, participou do curso RETRATE Interior, é membro do Movimento Caravana Teatro Itinerante, diretora executiva da ACOARTI - Associação Comunitária Comissão Organizadora das Caravanas Teatro Itinerante, membro organizador do ENARTE - Encontro Regional de Artes Cênicas de Bonito. Participou em 2019 do Intercâmbio Artístico e Cultural da FUNCEB em parceria com o FIAC Bahia. Membro fundador da Rede Os Catorze.
CONTATO: (75) 9 9851-0243 
(Por Emanele Pereira)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense