Projeto leva oficina gratuita de pintura em cerâmica para mulheres de Lençóis e Utinga


“Colorindo o artesanato da Chapada” ajuda a preservar e fomentar cultura local

Contribuir na valorização dos artesãos e ajudar na capacitação de mulheres para usar a arte como uma fonte de renda local, esse é o propósito do projeto “Colorindo o artesanato da Chapada”. A iniciativa, coordenada pela artista plástica Urânia Viana, realiza oficinas gratuitas de pintura em objetos de cerâmica e de barro, produzidos artesanalmente e típicos da cultura popular do interior da Bahia.

Serão formadas quatro turmas voltadas para mulheres residentes nos municípios de Lençóis e de Utinga, na região da Chapada Diamantina. A primeira acontece no dia 13 fevereiro, às 13h, no Centro Catequético (Casa das Madres) e a segunda será no dia 14 de fevereiro, às 9h, no Centro Paroquial do distrito de Volta do Américo, ambas na região de Lençóis. As inscrições podem ser realizadas através do instagram @arteemtracos. Estão disponíveis 15 vagas para cada turma e as aulas acontecem seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.


Utinguense e agitadora cultural, Urânia Viana, que também ministra as oficinas, diz que a ideia é valorizar a história e cultura da região através da pintura artística em objetos tradicionais do artesanato local, como panela de barro, moringa, pilão, telha e colher de pau. “A intenção é também incentivar essas mulheres a usarem a produção artística como fonte de renda”, afirma Urânia. Todo o material necessário para realização da oficina, incluindo peças, tinta e pincéis, será oferecido pelo projeto. As oficinas em Utinga acontecem em março.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Identitárias-CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fonte: Com informações de assessoria



Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense