Utinga: Secretário do Meio Ambiente alerta para conscientização ambiental na Cachoeira da Mariazinha


Lixos estão sendo jogados nas intermediações do patrimônio cultural | FOTOS: Maurício Nogueira |

A Cachoeira da Mariazinha, no município de Utinga, na Chapada Diamantina, tem sido alvo de desrespeito dos visitantes, que estão despejando lixos nas imediações do patrimônio cultural. Os lixos estão sendo deixados ao ar livre e sendo queimados em terrenos baldios pelos próprios banhistas e visitantes, segundo aponta denúncia de moradores. O secretário de Meio Ambiente de Utinga, Alex Alves, informa que os lixos são ocasionados pelo fator humano.

“Pessoas inconscientes que não preservam o meio ambiente e não pensam no bem-estar da população”, afirma o secretário, em entrevista ao Jornal da Chapada. “A Cachoeira da Mariazinha é um patrimônio natural do nosso município, deve ser valorizado e preservado não só pelo poder público, mas por todos os munícipes, indistintamente”, acrescenta Alves.

“Sigo à disposição da população para que de forma conjunta e ordenada busquemos a devida valorização e divulgação turística da Mariazinha, visando fomentar a economia local e o reconhecimento merecido ao nosso patrimônio natural que, certamente, com a ajuda da população, será rota turística da Chapada Diamantina”, ressalta Alves.

Para quem não sabe, o município de Utinga entrou no Mapa do Turismo do Brasil na gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSB). A região ficou enquadrada na categoria D de classificação do Ministério do Turismo (MTur). Muita gente não sabe, mas Utinga, que tem o mesmo nome do rio que nasce em suas terras e cruza a Chapada, tem inúmeras belezas.

São 630km² de território e aproximadamente 20 mil habitantes. Entre os seus pontos turísticos, destaque para a Serra da Atalaia, na Estrada da Cabeceira do Rio, que é de uma beleza exuberante com um orquidário natural. A cachoeira da Mariazinha, na comunidade do Riachão, é outro ponto bastante procurado. (Jornal da Chapada)


Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense