Vitória da Conquista: Após falecimento de Herzem Gusmão, Sheila Lemos toma posse do cargo de prefeita; 'compromisso com o povo'

 

Cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), na Câmara Municipal da cidade. Herzem Gusmão (MDB), que estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, morreu na última quinta-feira (18) devido a complicações da Covid-19.


Foto: Ariela Bonfim / TV Sudoeste

A vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), de 48 anos, tomou posse da prefeitura na Câmara Municipal da cidade, por volta das 10h30 desta segunda-feira (22). A posse aconteceu após a morte do prefeito do município, Herzem Gusmão (MDB), que estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, morreu na última quinta-feira (18) devido a complicações da Covid-19.
Sheilla Lemos assinou termo e tomou posse como prefeita de Vitória da Conquista — Foto: Ariela Bonfim / TV Sudoeste

"Eu dirijo, em primeiro lugar a família enlutada do nosso prefeito Herzem Gusmão, que nos deixou em data recente, que Deus os conforte, já que a dor não pode ser mensurada e que pese esse momento de muita dor e tristeza", disse Sheila durante o discurso solene de posse.

Durante o discurso, Sheila falou que vai continuar o trabalho de Herzem Gusmão.

"Registro que Herzem partiu, mas deixou um legado de trabalho, de força e mais do que isso, deixou uma meta de que Vitória da Conquista precisa continuar se desenvolvendo como cidade para pessoas. Eu assumi o compromisso de caminhar ao lado de Herzem como candidata a vice-prefeita e meu objetivo era governar ao lado dele, trabalhar junto ele, para o desenvolvimento da nossa Vitória da Conquista".

A prefeita também anunciou alguns programas que devem ser anunciados pela prefeitura nos próximos dias e se disse honrada por assumir o cargo.

"Não há como descrever a honra de estar aqui como chefe do executivo municipal, responsável por decisões que podem mudar a vida de milhares de cidadãos e cidadãs conquistenses. Uma honra que outras duas mulheres tiveram até hoje, eu e a minha mãe, Irma Lemos, e aqui reitero, lugar de mulher também é na política. Gratidão e compromisso com o povo da minha terra são sentimentos que me definem hoje", discursou.

Herzem Gusmão foi reeleito prefeito no 2º turno das eleições em novembro de 2020, com Sheila Lemos como vice-prefeita. Por causa da internação dele devido à Covid-19, em 1º de janeiro ela tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.

Horas após a morte de Herzem Gusmão, Sheila disse que o desejo da dupla era de que a cidade fosse governada em conjunto.

"Nosso desejo era de governar essa cidade juntos, mas não foi esse o designo de Deus. Agora tenho o compromisso de governar essa cidade e cumprir o que foi proposto no nosso plano de governo", disse.

Foto: Ariela Bonfim / TV Sudoeste

Nascida em Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade é empresária, formada em administração pela faculdade Juvêncio Terra e pós-graduada em gestão empresarial e marketing em varejo. Começou a trabalhar desde cedo ajudando os pais, José de Andrade e Irma Lemos, em um pequeno comércio local. Ela é divorciada e tem duas filhas.

Ao longo de sua trajetória, Sheila Lemos trabalhou como atendente do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Com o objetivo de dar oportunidades para que mulheres fossem protagonistas das suas histórias, ajudou a fundar, ao lado de sua mãe, o movimento das donas de casa, instituição que há 12 anos oferece cursos profissionalizantes gratuitamente.

Em 2015, foi eleita vice-presidente da Câmara Dirigente dos Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista. Em 2017, foi eleita presidente da CDL, tornando-se a segunda mulher a presidir a instituição.

Foto: Ariela Bonfim / TV Sudoeste

Sheilla Lemos concorreu em 2020 pela primeira vez no processo eleitoral. Em 2018, ela chegou a se candidatar ao cargo de deputada estadual, mas desistiu do pleito antes das eleições.

Na declaração de bens da candidata constava o valor de R$ 667.109,15. O valor está dividido entre terrenos, casa e quotas ou quinhões de capital.


Fonte: G1 Bahia

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense