Bahia: Levantamento aponta Feira de Santana como 9ª cidade mais violenta do mundo; Salvador é 28ª no ranking

 Vitória da Conquista também está presente no ranking, na 20ª posição. Levantamento de instituição mexicana é feito e divulgado anualmente, há 13 anos.

Foto: Divulgação/Secom - Reprodução G1 Bahia

A ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal apontou Feira de Santana como a 9ª cidade mais violenta do mundo. Entre os 50 municípios listadas no estudo também estão Vitória da Conquista (20ª) e Salvador (28ª).

Para fazer o ranking, a instituição leva em consideração as taxas de homicídios de cidades com mais de 300 mil habitantes. O índice é calculado por número de homicídios a cada 100 mil habitantes. Veja lista abaixo.

O levantamento é feito e divulgado anualmente, há 13 anos. Os dados desta lista são de 2020. O principal critério da instituição é usar dados que partam de fontes oficiais, como secretarias de segurança, ou dados de fontes alternativas, como jornais e portais de notícia.

No caso das cidades baianas, a ONG detalhou que os dados usados no estudo foram encontrados publicamente no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

O estudo aponta um crescimento dos crimes de homicídio em Feira de Santana. Em 2017, por exemplo, a cidade estava em 15º lugar na lista, com índice de 60,23 homicídios a cada 100 mil habitantes. Agora, a taxa subiu para 67,46.

Salvador, por outro lado, caiu na mesma lista. Em 2017 aparecia em 20º lugar, com índice de 54,71. Agora, em 28º, apresenta taxa de 46,80, também por homicídios a cada 100 mil habitantes.

No ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, aparecem apenas municípios de seis estados nordestinos, além do Acre, que fica na região Norte do Brasil. A Bahia é o estado brasileiro que mais aparece na lista, com três cidades.

Em seguida estão Rio Grande do Norte e Pernambuco, com duas cidades cada uma. Ceará, Alagoas e Piauí também estão presentes no estudo.

Lista das 50 cidades mais violentas do mundo em 2020

Foto: Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal

 Foto: Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal

Fonte: G1 Bahia

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense