Na República Tcheca, Rui convida fábrica de equipamentos de saúde a se instalar na Bahia

Fotos: Daniel Senna/GOVBA

Em agenda na República Tcheca, nesta sexta-feira (22), o governador Rui Costa conheceu a linha de produção da maior fábrica de camas e colchões hospitalares do mundo, a Linet, que fica na cidade de Slaný, localizada nas proximidades de Praga, capital do país. A unidade produz leitos com diferentes tecnologias, que vão desde os mais simples, até os especiais desenvolvidos para evitar problemas como as escaras, feridas que aparecem em pacientes que ficam internados e deitados por longos períodos.


Com mais de dois mil funcionários, a Linet fornece cerca de 150 mil leitos por ano para vários hospitais no mundo, inclusive na Bahia. O governador propôs à empresa montar uma fábrica no estado, de onde a produção pode ser distribuída para toda a América Latina.


"Eles têm muitos clientes em nosso continente e, para atender a essa demanda, a proposta é que implantem uma linha de montagem na Bahia. Depois, a montagem se torna uma produção completamente local com transferência de tecnologia. Isso diminui o risco do investimento e traz vantagens para a empresa e para nosso estado, com geração de emprego, renda e receita na forma de impostos", explicou Rui.


O governador também determinou à Superintendência de Atração de Investimentos, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), que envie informações sobre demandas do mercado de saúde e modelos de negócio que possam contribuir com o planejamento da empresa.


O diretor geral da Linet, Tomas Kolar, demonstrou o interesse da empresa em instalar uma unidade na Bahia e se comprometeu a aprofundar as negociações, a partir da proposta feita pelo governador.

Fotos: Daniel Senna/GOVBA

Ainda na República Tcheca, Rui foi recebido, em Praga, pelo secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Miloslav Stasek, para quem fez uma apresentação a respeito da Bahia. Ele destacou as obras realizadas nos últimos anos nas áreas de saneamento, como o Programa Água Para Todos; tecnologia de segurança, com o sistema de reconhecimento facial e processamento de imagens; mobilidade, com o metrô e o VLT do Subúrbio; além da saúde, com a construção de hospitais e policlínicas em todo o estado.


"Mostramos ao governo tcheco algumas de nossas ações e investimentos realizados em diversas áreas. Reafirmamos que a Bahia está de portas abertas para firmar parcerias e receber investimentos em oportunidades concretas que nosso estado oferece", afirmou o governador.


Neste sábado (23), Rui dá sequência às agendas no país do Leste europeu com uma visita a um instituto de oncologia e a duas fábricas, uma de vacinas e outra de caminhões. A missão internacional começou na última segunda-feira (18), em Berlim, na Alemanha, já passou pelo Cazaquistão e será encerrada nos Emirados Árabes.

Fotos: Daniel Senna/GOVBA

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense