Hoje, 22 de novembro, é o dia do Riachão!

 

Vista aérea do Povoado do Riachão de Utinga/Imagem: TV Aratu/BA

A colonização das terras férteis da bacia do rio Utinga se deu desde o século XVII em vários núcleos de povoamento. No século XIX, porém, se destacou o povoamento da região que hoje é conhecida como Riachão do Utinga, que alcançou notório desenvolvimento, sendo que em 22 de novembro de 1887, há exatos 134 anos atrás, este povoamento foi elevado à sede de paróquia, passando a se chamar Freguesia do Bom Jesus da Boa Esperança do Riachão do Utinga, com participação fundamental do Padre Badaró, que defendeu com muita determinação a importância de ali se estabelecer uma sede de paróquia para se cuidar de cerca de 5 mil almas que por ali viviam.

Certamente, este foi o primeiro passo para a futura emancipação política do que hoje é o município de Utinga. Devemos muito ao Riachão, ao Padre Badaró e aos pioneiros que ali se estabeleceram para criar os alicerces que gerariam o sonho de emancipação.

O distrito de Riachão não pode jamais ser esquecido! Não se pode planejar o futuro sem conhecer o passado. Parabéns, Riachão, pelos seus 134 anos de elevação à freguesia! (Texto: Dr. Lucas Leal)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense