Entre os dias 19 e 25 de agosto, o território da Chapada Diamantina recebe a Caravana de Direitos Humanos, ação do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A iniciativa aproxima a população baiana dos órgãos públicos e serviços essenciais, promovendo Cultura e Educação em Direitos Humanos.
Com uma programação diversificada de atividades formativas e culturais, a Caravana leva à população serviços fundamentais, como emissão de documentação civil, acesso a benefícios socioassistenciais e ao Sistema de Justiça, além de atividades de saúde e rodas de conversa sobre temáticas sociais.
Bonito
A Caravana inicia o percurso na cidade de Bonito, nos dias 19 e 20 de agosto, no Colégio Estadual de Tempo Integral. Entre os serviços ofertados estão:
- Emissão do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência;
- Confecção da Carteirinha do CIPTEA (Pessoas com Transtorno do Espectro Autista);
- Carteira de Identidade Nacional (CIN);
- ID Jovem;
- Atendimento de saúde, em parceria com a Prefeitura, incluindo consultas médicas e odontológicas, triagem, encaminhamento para procedimentos oftalmológicos e vacinação.
Também haverá uma roda de conversa com profissionais do SUAS sobre o combate ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo. O município de Bonito é apontado como local de origem de parte significativa das pessoas resgatadas em condições de trabalho escravo em outras regiões do Brasil, segundo o Núcleo de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (NETP), vinculado à Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH/SJDH).
Seabra
Nos dias 22 e 23 de agosto, a Caravana chega a Seabra, com atividades no Colégio Estadual de Tempo Integral. Destaque para a capacitação territorial no uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), voltada a conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção de 24 municípios do Território de Identidade. A formação será realizada pela Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente (SUDH/SJDH), no Centro Administrativo da Prefeitura.
Além disso, haverá a capacitação para gestores em “Gestão, funcionamento e controle social do Fundo da Infância e Adolescência”, conduzida por Tânia Almeira, coordenadora do FECRIANÇA (Fundo Estadual de Atendimento à Criança e ao Adolescente). A atividade acontece na Câmara de Vereadores de Seabra.
Palmeiras
A programação se encerra em Palmeiras, nos dias 25 e 26 de agosto, no Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier. Além dos serviços, estudantes das escolas participantes receberão ações formativas em Direitos Humanos.
A etapa da Chapada contará ainda com a exibição do filme “Saudade fez morada aqui dentro”, do diretor baiano Haroldo Borges, seguida de debate mediado pelo Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT). A obra retrata a história de um adolescente que perde a visão e embarca em uma jornada de descobertas, sendo uma oportunidade para dialogar com as juventudes do território sobre diversidade e aceitação.
Fonte: Folha do Estado da Bahia
Foto: Cleomário Alves- Ascom/SJDH