A agricultura familiar de Mucugê ganhou um reforço importante com a entrega da Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas da Coopchapada, na quinta-feira (14). A nova estrutura permitirá beneficiar, armazenar e distribuir frutas como morango, amora, framboesa, mirtilo e maracujá, garantindo mais qualidade, organização e valor agregado aos produtos.
O destaque é o morango, que deve alcançar 6 mil quilos congelados por mês e 15 mil quilos in natura. Com a nova unidade, a expectativa é ampliar ainda mais a presença da fruta no mercado nacional, que atualmente já chega a estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Minas Gerais, além de Salvador e outras regiões da Bahia.
A obra beneficia diretamente a Coopchapada e entidades parceiras, como a Associação de Produtores de Morango e Hortifrutis da Chapada Diamantina e a Associação Comunitária dos Moradores e Produtores de Furados. Entre os investimentos estão empilhadeira, balanças, lavadora automática de frutas, máquina de limpeza de morango, gerador de energia, sistema de energia solar, câmaras frigoríficas e um caminhão baú.
"Estamos fazendo uma entrega estruturante para a região. A Coopchapada tem potencial de chegar a mil agricultores familiares, movimentando a economia de quatro municípios com uma atividade importantíssima. Em 2024, foram produzidas 300 toneladas de morango, e a meta para 2025 é ultrapassar 350 toneladas, conquistando mercados em todo o Brasil."
"Agora temos capacidade para triplicar nossa produção e ampliar nossa comercialização para outros estados."
"É muito importante agregar valor à nossa produção, aumentar nossa renda e melhorar a vida das famílias agricultoras."
Além da inauguração, o Governo do Estado autorizou a implantação de um projeto de produção de morango agroecológico em estufas em Mucugê, com investimento de R$ 919 mil, beneficiando 100 agricultores familiares, e entregou dois tanques de resfriamento de leite com capacidade de mil litros cada.
Repórter: Karoline Meira
Fotos: Geraldo Carvalho
Fonte: Blog Tempo Presente