A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana confirmaram, nesta sexta-feira (3), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. A vítima é um homem de 56 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha no domingo (28) e morreu na madrugada de hoje.
O que é metanol e por que é perigoso
O metanol é um álcool industrial usado em solventes e produtos químicos. Quando ingerido, pode causar cegueira, insuficiência renal e pulmonar, coma e morte. O álcool adulterado, presente em bebidas como gin, vodka e whisky, tem provocado internações graves e mortes em todo o país.
Investigação e análises laboratoriais
A Sesab informou que amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas para análise, com resultado previsto em até sete dias, para confirmar ou descartar a intoxicação por metanol. O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância estaduais e municipais em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Alerta à população
O Procon de Feira de Santana emitiu um alerta para que a população fique atenta a sinais de adulteração em bebidas alcoólicas:
- Preços muito abaixo do mercado
- Rótulos com erros ou lacres violados
- Embalagens com aparência descuidada
- Ausência de nota fiscal
- Cheiro ou sabor diferentes do habitual
Maurício de Carvalho, superintendente do Procon, reforçou: “É fundamental que os consumidores redobrem os cuidados na hora da compra.”
Casos de metanol no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, até quinta-feira (2) o Brasil registrou 59 notificações de intoxicação por metanol, sendo:
- 53 em São Paulo
- 5 em Pernambuco
- 1 no Distrito Federal
Destes, 11 casos já tiveram confirmação laboratorial da presença de metanol.
O Procon de Feira de Santana emitiu alerta à população sobre os riscos de consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, recomendando atenção a preços muito baixos, rótulos com erros, lacres violados, embalagens descuidadas, ausência de nota fiscal e alterações de cheiro ou sabor.
Fonte e foto: G1 Bahia