O Brasil já contabiliza 59 notificações de intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2), segundo balanço divulgado pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A atualização foi apresentada durante entrevista à imprensa, na Sala de Situação criada pelo governo para monitorar os casos e coordenar ações de resposta.
Do total, 11 pacientes tiveram a presença de metanol confirmada por exames laboratoriais realizados em Centros de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). Além disso, há um 12º caso confirmado, do rapper Hungria, que está internado em Brasília. O exame feito no hospital identificou a substância.
“Tem um 12º, que é um caso aqui de Brasília. Nossa equipe está acompanhando desde o início da internação este caso, nós já temos a informação que foi detectada a presença do metanol no exame feito no hospital. Então, a gente já pode colocar que são 12 confirmados”, destacou Padilha.
Até o momento, uma morte foi confirmada em São Paulo em decorrência da intoxicação. Outros sete óbitos estão em investigação, sendo dois em Pernambuco e cinco em São Paulo.
A Sala de Situação segue acompanhando os registros em tempo real, em parceria com estados e municípios, para adotar medidas rápidas de prevenção e atendimento.
Fonte e foto: Agência Brasil