Governo federal reconhece situação de emergência em Wagner (BA) por chuvas intensas de março 2026

🚨 Defesa Civil › Wagner (BA) › Situação de Emergência

Foto: Reprodução/ Jornal da Chapada


Governo federal reconhece situação de emergência em Wagner por chuvas intensas; portaria foi publicada no Diário Oficial desta terça (24)



Portaria nº 957 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece o desastre causado pelas chuvas de março em Wagner. O reconhecimento permite ao município acessar recursos federais para atender as famílias afetadas

Redação Blog do Léo Barbosa  |  24 de março de 2026  |  Defesa Civil & Wagner

🚨 Oficial - Diário Oficial da União, 24/03/2026

A Portaria nº 957, de 23 de março de 2026, reconhece oficialmente a situação de emergência em Wagner (BA) em decorrência das chuvas intensas registradas em 4 de março de 2026 (Decreto municipal nº 026).

📋 Ficha do reconhecimento

🏘️ Município: Wagner - Bahia
⚠️ Tipo de desastre: Chuvas Intensas (1.3.2.1.4)
📅 Data do desastre: 4 de março de 2026
📜 Decreto municipal: nº 026
📰 Portaria federal: nº 957 - DOU 24/03/2026, Seção 1, p. 74
🏛️ Órgão: Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

❓ O que significa esse reconhecimento

Quando o governo federal reconhece a situação de emergência de um município, isso abre uma série de possibilidades para o poder público local e para a população afetada:

O município pode acessar recursos federais para ações de resposta e recuperação
Facilita o acesso a auxílio emergencial para famílias desabrigadas ou desalojadas
Permite licitações emergenciais para reconstrução de estradas, pontes e infraestrutura
Mobiliza a Defesa Civil estadual e federal para apoio às ações de recuperação

🗺️ Outros municípios baianos na mesma portaria

Além de Wagner, outros quatro municípios baianos também tiveram situação de emergência reconhecida na mesma portaria:

Município Tipo de desastre Data
⭐ Wagner Chuvas Intensas 04/03/2026
Belo Campo Estiagem 09/03/2026
Entre Rios Chuvas Intensas 06/03/2026
Jussiape Chuvas Intensas 06/03/2026
Maiquinique Chuvas Intensas 03/03/2026
Tags: Wagner BA  ·  Situação de Emergência  ·  Defesa Civil Bahia  ·  Chuvas Bahia 2026  ·  Diário Oficial União

#Wagner #DefesaCivil #ChuvasBahia #EmergênciaBahia #BlogDoLéoBarbosa

Fonte: Portaria nº 957/2026 · Diário Oficial da União, 24/03/2026, Seção 1, p. 74 · Blog do Léo Barbosa

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense