Sobre o Futuro das Casas dos Estudantes de Utinga

 



Na última quinta feira, dia 14 de Dezembro, representantes da Casa de Estudantes de Utinga em Salvador e Feira de Santana reuniram-se na cidade de Utinga com o Prefeito Joyuson Vieira Santos, o secretário de educação Guilherme de Cássio Santana, o secretário de administração Edivaldo Rodrigues, o controlador Geral Edilson Barberino e a advogada da câmara municipal de vereadores Janeide Pires. A referida reunião contou ainda com a presença de Ronilton Almeida, Ayume Soares e Jaina Barbara, representantes da Associação de Casas de Estudantes da Bahia (ACEB).

A reunião teve por objetivo esclarecer o futuro das Casas de Estudantes de Utinga em Salvador e Feira de Santana. Como sabemos, houve, no último período, muitos rumores sobre o fechamento das referidas casas no início do ano de 2018. Com isso, os estudantes provocaram essa reunião com o prefeito e sua equipe, com intuito de melhor compreender a questão colocada. Assim que a administração foi procurada, mostrou-se inteiramente disponível ao diálogo e colocou-se à disposição para esclarecimentos e para discutir possíveis resoluções para a questão.
Vale ressaltar aqui sobre o envio de um projeto de lei de autoria da prefeitura para câmara municipal de vereadores, com propósito de autorização do legislativo para criação de um programa de bolsas. Essas seriam concedidas a estudantes que estivessem cursando ensino superior fora da cidade de Utinga. Até a presente reunião a prefeitura não havia ainda esclarecido se esse programa de concessão de bolsas aos estudantes de ensino superior, que se enquadrassem nos critérios para acessar as mesmas, substituiria as casas de estudantes. Esse é o cerne da questão.
Durante a reunião, o prefeito Joyuson contextualizou as impressões que a gestão tem sobre as duas casas de estudantes em Feira de Santana e Salvador, como também deixou claro o objetivo da proposta de criação das bolsas estudantis. Segundo ele, apesar de existir uma maior demanda para o ensino superior nas cidades de Salvador e Feira de Santana, existem muitos estudantes carentes de Utinga que optaram, por razões diversas, por estudarem em outras cidades, a exemplo de Irecê, Cruz das Almas, Juazeiro e até mesmo, em outros Estados. Desse modo, foi por essa demanda, segundo relatou o prefeito Joyuson, que o projeto de lei foi elaborado pela gestão e enviado para câmara de vereadores.
O prefeito, o secretário de Educação, o Secretário de Administração e a advogada da câmara levantaram alguns questionamentos sobre o método de funcionamento das duas casas, sobretudo, a casa de Salvador, onde ocorreram problemas recentes no seu funcionamento no que tange às suas regras de convivência e organização. Além disso, a pouca comunicação contínua das residências com a gestão também foi exposta como um problema constante.
É um fato que a relação da gestão da prefeitura de Utinga com a casa de estudantes não estava boa até a presente data, pois, as próprias casas de estudantes demonstravam ineficiência na auto-organização. Ao menos era essa a impressão que a gestão tinha até o momento.
Os estudantes de Utinga e a Associação de Casas de Estudantes da Bahia, ACEB, apresentaram aos presentes alguns elementos importantes ao debate sobre casas de estudantes, bolsas, dificuldade de organização e etc. Foi dito, categoricamente, que as bolsas não conseguem substituir as casas por razões muito simples. Vejamos algumas: os custos para a prefeitura seriam maiores, os valores que os estudantes teriam que desembolsar seriam também mais elevados, ou seja, os estudantes gastam menos quando moram nas casas de estudantes. Vale acrescentar que os estudantes teriam que ter alguma articulação para se juntarem e alugarem algum espaço, articulação essa difícil para estudantes carentes que não possuem nenhum vínculo com as cidades em que irão residir ou com outras famílias.
Nas cidades maiores não é tão fácil alugar um espaço quando não se possui renda. A maioria dos imóveis são administrados por corretoras e são feitas inúmeras exigências para que o contrato seja firmado. Ou seja, a existência das casas de estudantes facilita a vinda de estudantes, sobretudo, os mais carentes para Feira de Santana e Salvador, locais onde se encontram as maiores ofertas de ensino superior na Bahia. Dessa forma, os estudantes e a ACEB consideram que o programa de bolsas pode ajudar aos estudantes que estejam cursando ou queriam cursar o nível superior em municípios que não existe casa de estudantes. Assim, seria um avanço para a cidade de Utinga. Por outro lado, os estudantes consideram um retrocesso muito grande a substituição das casas de estudantes pelas referidas bolsas pelos motivos expostos acima.
Diante do exposto, a prefeitura solicitou que as casas se reorganizassem e aceitassem a ajuda da Associação de casas de estudantes da Bahia (ACEB), para um intenso processo de reorganização interna e externa. Encaminhamos a criação de uma comissão com a seguinte composição: 3 (três) membros das casas de estudantes, 2 (dois) membros representantes da prefeitura e 2 (dois) membros da ACEB, esses últimos, somente com direito a voz. As tarefas da comissão são: construir o processo de reorganização das casas; elaborar um estatuto e regimento interno para que seja fundada uma associação; encontrar uma casa maior com valor acessível para receber mais estudantes em Salvador; organizar um processo seletivo para o ano de 2018, podendo servir como padrão para os próximos anos, além de discutir e resolver quaisquer questões referentes às casas de Estudantes de Utinga em Salvador e Feira de Santana.
A existência da reunião foi muito importante para esclarecer muitas questões como vimos acima. A aflição dos estudantes sobre a dúvida da existência das casas de estudantes em 2018 já não existe mais. Para isso, os estudantes precisam cumprir os seus “deveres de casa” na reorganização das casas de Feira de Santana e Salvador. Dessa forma, o prefeito Joyuson se comprometeu em ajudar no fortalecimento das casas e sempre contribuir no que for possível com as casas de estudantes de Utinga.
Atenciosamente,
Casas de Estudantes de Utinga em Salvador e Feira de Santana
Prefeitura Municipal de Utinga
Associação de Casas de estudantes da Bahia (ACEB)

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense