Lagarto parecendo 'cobra com patas' invade casa no interior da Bahia


Um pequeno lagarto, parecendo uma cobra com pernas, assustou os moradores de Mairi, centro-norte da Bahia, na tarde desta segunda-feira (23). Trata-se de um Diploglossus lessonae, conhecido popularmente como briba, calango-coral, dentre outros.

Em um primeiro momento o CORREIO publicou que era uma Chalcides striatus, conhecida como cobra-de-pernas ou fura-pastos. Porém, a informação foi corrigida pelo zoólogo Arielson Protázio, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).Arielson explicou que este lagarto é tipicamente brasileiro e geralmente é encontrado em áreas de Caatinga e Mata Atlântica da maioria dos Estados do Nordeste. No Estado da Bahia, a espécie tem registros de ocorrência para os municípios de Miguel Calmon, Feira de Santana, Santo Amaro e, mais recentemente, em Cruz das Almas.

Animal foi morto pelos moradores após entrar em uma casa em Mairi (Foto: Agmar Rios Notícia)




"Diploglossus lessonae tem como principal característica o hábito semifossorial, portanto, passa grande parte do tempo enterrada ou sob rochas e galhos, o que faz com que seja difícil de ser visualizada pelas pessoas. Além disso, é uma espécie que possui pernas relativamente curtas, característica de algumas linhagens de lagartos, o que comumente faz com que seja confundida com uma serpente", explicou o especialista em contato com a reportagem. (Correio24Horas)

O lagarto de Mairi entrou na casa de uma mulher da Rua Afonso Pedreira, no bairro da Lapinha e terminou morto pelos moradores.



Diploglossus lessonae tem como principal característica o hábito semifossorial, portanto, passa grande parte do tempo enterrada ou sob rochas e galhos, o que faz com que seja difícil de ser visualizada pelas pessoas. Além disso, é uma espécie que possui pernas relativamente curtas, característica de algumas linhagens de lagartos, o que comumente faz com que seja confundida com uma serpente", explicou o especialista em contato com a reportagem.

O lagarto de Mairi entrou na casa de uma mulher da Rua Afonso Pedreira, no bairro da Lapinha e terminou morto pelos moradores.

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense