Utinga: Eleições para o Conselho Tutelar acontecem no próximo domingo (01/10); conheça os candidatos



Utinga, Bahia - As eleições para o Conselho Tutelar de Utinga estão se aproximando, e a cidade se prepara para escolher os representantes que desempenharão um papel crucial na proteção dos direitos das crianças e adolescentes nos próximos quatro anos. No dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h, os cidadãos terão a oportunidade de participar desse importante processo democrático.

O voto para conselheiros tutelares é facultativo, mas é fundamental que a população de Utinga exerça seu direito ao voto e contribua para a seleção dos candidatos que irão desempenhar um papel crucial na proteção das crianças e adolescentes da cidade.

Conheça os Candidatos

Foto/ Divulgação: Prefeitura de Utinga

Dez candidatos estão na disputa pelo cargo de Conselheiro Tutelar de Utinga, cada um com um número específico:

01 – GEEL MIIX

02 - VICTOR DE LANE

03 - GEISA SERRA

04 - KAROL DO BURITI

05 - GILBERTO DOS PATIS

08 – RENATA DO RIACHÃO

10 - ALEX SANDRO

11- BEATRIZ

12 - RUY DO ROQUE

13 – THIAGO BANDEIRA

Cinco conselheiros tutelares serão eleitos. Cada eleitor poderá votar em apenas um dos candidatos, e esses eleitos defenderão e assegurarão os direitos das crianças e adolescentes no período de 2024 a 2028.

Lembramos que o voto não é obrigatório, mas é fundamental para a construção de um futuro próspero e seguro para nossos jovens.

Data e Locais de Votação

Não esqueça da data e dos locais de votação, bem como as seções específicas:

Data: 1º de outubro de 2023

Horário: Das 08h às 17h

Locais:

  • Sede: Colégio Municipal Senhor do Bonfim

Zona Rural:

  • Cabeceira do Rio: Escola Municipal Josué Farias de Oliveira (seções: 048, 049)
  • Lagoa Bonita: Escola Municipal Coronel Odilon (seções: 050, 051, 087)
  • São Roque: Escola Municipal Francisco da Rocha (seções: 045, 046, 047)
  • Riachão: Escola Municipal Honorato Santos (seções: 052, 053)
  • Cambui: Escola Municipal Wilson Peixoto Karaoglan (seções: 080, 081)
  • Buriti: Escola Municipal Pedro Alves de Oliveira (seção: 092)

Quem Pode Votar?

Todos os cidadãos acima de 16 anos que possuam título de eleitor em situação regular podem votar. Para votar, é necessário apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto.

Como Funciona a Eleição

Os cinco candidatos que obtiverem o maior número de votos assumirão o cargo de membro titular do Conselho Tutelar. Os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação. O mandato terá a duração de 4 anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028.

O Papel do Conselheiro Tutelar

Mas afinal, o que faz um conselheiro tutelar? Segundo informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o conselheiro tutelar é responsável por garantir os direitos de crianças e adolescentes previstos na lei, em especial no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990.

Além disso, os conselheiros também desempenham o papel de promover o encaminhamento de situações às famílias e responsáveis por meio de um termo de responsabilidade. Eles atuam como lideranças comunitárias, por isso são escolhidos por votação popular, devendo estar ligados à comunidade em que residem e atentos às violações dos direitos para contribuir na transformação da realidade das comunidades.

É chegada a hora de Utinga fazer sua escolha. Lembre-se da importância do seu voto e participe ativamente desse processo democrático que irá moldar o futuro de nossas crianças e adolescentes. Juntos, podemos construir um ambiente mais seguro e acolhedor para as gerações futuras. (Blog do Léo Barbosa)

Foto/ Divulgação: Prefeitura de Utinga

Foto/ Divulgação: Prefeitura de Utinga

Foto/ Divulgação: Prefeitura de Utinga


Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do blog e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Adesense

Adsense