O feriado prolongado do Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira (1º), será de tempo instável em diversas regiões da Bahia, incluindo os municípios de Bonito, Utinga e Wagner, situados na Chapada Diamantina. A previsão é de chuva, céu nublado e queda nas temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A mudança no tempo é causada pela atuação de uma frente fria que avança pelo oceano, formando um canal de umidade que provoca instabilidades sobre o estado. A previsão é de que o tempo chuvoso se estenda até o sábado (3), com volumes que podem chegar a 100 mm em 24h em algumas áreas, alerta o Inmet.
De acordo com o Climatempo, essa é a terceira frente fria abrangente de abril, e, somada aos fatores típicos do outono, deve provocar chuvas expressivas em partes do interior baiano nos primeiros dias de maio.
Previsão detalhada por cidade:
📍 🌧️ Bonito (BA)
- Quarta-feira (30/04): Mínima de 20°C e máxima de 28°C. Céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada pela manhã.
- Quinta-feira (01/05): Temperaturas entre 18°C e 23°C, com muitas nuvens ao longo do dia. Vento de intensidade moderada.
- Sexta-feira (02/05): Chuva isolada, mínima de 18°C e máxima de 26°C.
- Sábado (03/05): Muitas nuvens, com máxima de 28°C e mínima de 16°C.
- Domingo (04/05): Clima segue nublado, com temperaturas estáveis entre 16°C e 28°C.
📍 🌧️ Utinga (BA)
- Quarta-feira (30/04): Céu nublado e possibilidade de chuva isolada. Mínima de 21°C e máxima de 29°C.
- Quinta-feira (01/05): Temperaturas entre 19°C e 24°C, com muita nebulosidade.
- Sexta-feira (02/05): Chuva isolada e temperaturas variando entre 19°C e 27°C.
- Sábado (03/05): Céu nublado, mínima de 18°C e máxima de 28°C.
- Domingo (04/05): Clima permanece instável com muitas nuvens.
📍⛈️ Wagner (BA)
- Quarta-feira (30/04): Tempo encoberto e possibilidade de chuva fraca. Temperatura entre 22°C e 29°C.
- Quinta-feira (01/05): Pancadas de chuva com trovoadas isoladas ao longo do dia. Mínima de 21°C e máxima de 24°C.
- Sexta-feira (02/05): Céu nublado com chuva isolada, temperaturas entre 21°C e 29°C.
- Sábado (03/05): Céu com muitas nuvens, mínima de 19°C e máxima de 29°C.
- Domingo (04/05): Tempo segue estável, com muitas nuvens no céu.
⚠️ Atenção: Embora as chuvas mais intensas estejam previstas para o litoral sul baiano, moradores e visitantes da região da Chapada Diamantina devem se preparar para queda de temperatura, aumento da umidade e possibilidade de chuvas pontuais durante o feriado prolongado.
Fonte: INMET e G1 Bahia