Lençóis (BA) será palco da largada e chegada da prova Malacara Race entre os dias 3 e 10 de maio
A partir de domingo, dia 4 de maio, 192 atletas do Brasil e de 14 outros países percorrerão, durante até seis dias, 510 quilômetros da Chapada Diamantina competindo a prova Malacara Race, uma corrida de aventura que promete muitos desafios, paisagens exuberantes e muita adrenalina.
Os competidores farão o percurso dividido em trechos de trekking (caminhada e corrida de trilha), canoagem, mountain bike, técnicas verticais e uma modalidade surpresa.
“Depois de 23 anos, a Chapada Diamantina recebe de novo uma corrida de aventura de 500 quilômetros”, diz Arnaldo Maciel, diretor da prova. “A gente quer resgatar essa imagem do Parque Nacional da Chapada Diamantina como um dos melhores locais do mundo para a prática da corrida de aventura”, completa.
A prova é também uma das etapas classificatórias do Adventure Racing World Series (ARWS), o campeonato mundial de corridas de aventura. A equipe que vencer a etapa na Chapada Diamantina tem vaga garantida na grande final da ARWS, que este ano será no Canadá em setembro.
A Malacare Malacara Race tem o apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).
Prova – A largada acontece na cidade de Lençóis, no Mercado Cultural, no domingo (4/5) às 9h, quando 56 equipes (40 quartetos obrigatoriamente mistos, 2 duplas mistas e 12 duplas masculinas) iniciam uma jornada ininterrupta de seis dias e cinco noites pelos recantos mais desafiadores da Chapada Diamantina.
O roteiro exato não é divulgado com antecedência, pois a orientação por mapas topográficos e bússola também faz parte do desafio dos atletas. Eles não podem usar GPS, mas podem usar computadores de bike no guidão.
Mesmo sem o percurso exato, já se sabe que eles passarão por muitos pontos icônicos da Chapada Diamantina, como o mítico Vale do Pati e o Morro do Pai Inácio. E que haverá uma modalidade surpresa.
A competição poderá ser acompanhada pelo Instagram @malacararace e pelo canal Adventuremag.
Atletas Chapadenses – A Chapada Diamantina estará representada na corrida através da equipe Brazil Multisport, uma das melhores do mundo, dos atletas Camila Nicolau (capitã) e Guilherme Pahl (navegador), que moram no Capão.
Eles são tetracampeões sul-americanos de corrida de aventura pela ARWS e estão em 3ª lugar no ranking mundial atual, com vaga já garantida para o Canadá — por isso, caso vençam aqui, a 2ª melhor equipe também garante a vaga. O atleta tailandês Jay Jantaraboon e o catarinense Jonas Junckes completam o quarteto que irá competir na Chapada pela Multisport.
Outros quartetos baianos são: Xixarros (Salvador); BB Brindes (Lauro de Freitas); Aventureiros do Agreste (Lauro de Freitas); Mandacaru Aventura (Feira de Santana); Azimute na Caatinga (Feira de Santana) e Selváticos (Salvador). Duplas baianas: Família X (Ibicoara); Se Oriente / Pé de Serra (Feira de Santana); Caatinga Sempre Viva (Feira de Santana) e Peripatéticos (Juazeiro). A equipe Nativos da Chapada, de Lençóis, fará participação especial na prova.
🏃 Programação Completa
📅 03/05 | Sábado
⏰ 9h → Checagem de equipamentos dos atletas ao longo do dia no Mercado Cultural de Lençóis
⏰ 20h → Cerimônia de abertura e apresentação das equipes no Mercado Cultural de Lençóis, com show de Ricardo Boa Sorte
📅 04/05 | Domingo
⏰ 9h → Largada no Mercado Cultural de Lençóis
📅 05, 06 e 07/05 | Segunda, Terça e Quarta
🏞 Corrida em curso, passando por regiões de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê e Nova Redenção
📅 08/05 | Quinta
⏰ 0h → Previsão de chegada das primeiras equipes em Lençóis
📅 09/05 | Sexta
⏰ 23h59 → Previsão de chegada dos últimos atletas e encerramento do percurso
📅 10/05 | Sábado
⏰ 19h → Cerimônia de premiação, jantar e festa de encerramento
📸 Galeria de Fotos:
Ascom Sudesb, com informações da Assessoria de Imprensa da malacara Race - Marilin Novak.