Recebemos, na segunda-feira (04), uma nota de esclarecimento enviada por Yuri Reis Barbosa, Oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Utinga e ex-interino do Cartório de Registro Civil de Wagner. A manifestação foi encaminhada em razão de matéria anteriormente publicada neste Blog, sob o título "Cartorário é multado por falhas graves em serviço na Comarca de Utinga". O objetivo da nota é apresentar o seu posicionamento diante da decisão proferida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado da Bahia.
Abaixo, publicamos a nota na íntegra, conforme solicitado, garantindo o direito de resposta e reafirmando o compromisso do Blog do Léo Barbosa com o jornalismo ético e transparente:
"Caro Léo Barbosa, boa tarde tudo bom?
Sou Yuri Reis Barbosa, Oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Utinga e ex-interino do Cartório de Registro Civil de Wagner.
Sobre a notícia que publicou, a título de direito de resposta, gostaria de lhe informar que não se trata de uma decisão definitiva, pois está sujeita a recurso, que inclusive já foi protocolado e estou lhe enviando em anexo.
Dita decisão é inclusive NULA, pois como se pode ver no bojo do recurso, foi proferida ao arrepio da lei e em total desconformidade com o entendimento do CNJ - Conselho Nacional de Justiça e do próprio TJBA.
Outrossim, ainda que assim não fosse, como restou demonstrado em minha defesa, os atos titulados de faltosos não foram cometidos como afirmados no equivocado parecer opinativo (que acabou por induzir a erro a Ilustre Prolatora da decisão) e o processo ainda será analisado em outras instâncias por vários outros Desembargadores.
Para pessoas leigas, a forma que publicou a notícia já fica parecendo que realmente fui condenado e cometi os tais erros, o que obviamente me traz prejuízos de toda ordem, notadamente morais.
Portanto, considerando o jornalismo sério que sei que desempenha há anos, lhe peço que como direito de resposta publique esta mensagem em seu inteiro teor.
Desde já lhe agradeço.
Sem mais,
Yuri R. Barbosa
Utinga, 04 de agosto de 2025."